Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

ABC da Comida

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Há um universo de frutas, hortaliças, grãos e PANCs a explorar. E a jornalista expert em alimentação Regina Célia Pereira nos convida a degustar um a um nessa coluna que é uma feira de saberes e sabores.

Sapoti: sucesso nas sobremesas e um show de nutrientes

Ele já serviu de matéria-prima até para chicletes, mas também faz bonito para a saúde com sua polpa suculenta e nutritiva

Por Regina Célia Pereira
Atualizado em 28 set 2023, 10h25 - Publicado em 28 set 2023, 10h13
saude-alimentacao-sapoti-embrapa
Sapoti também é consumido in natura (Foto: Marcos Luiz Leal Maia/Embrapa/Divulgação)
Continua após publicidade

Sorvetes, pudins, geleias, compotas, sucos, licores… Todas essas delícias, preparadas com a polpa do sapoti, desfilam nas cozinhas do Brasil, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. 

Embora o fruto tenha tamanha popularidade por lá, seu berço é a América Central. E, bem antes das caravelas europeias aportarem em nosso continente, uma guloseima à base dele fazia sucesso. 

Para prepará-la, maias e astecas extraíam látex do tronco do sapotizeiro e consumiam o que seria o precursor do chiclete. 

O inventor norte-americano Thomas Adams Jr (1818-1905) teria se inspirado nesse costume para criar a goma de mascar muito tempo depois.

+ Leia também: As 70 frutas e plantas brasileiras que esbanjam saúde

Continua após a publicidade

Afora as preparações, o fruto também é devorado in natura. E nesse formato faz bonito para a saúde. 

Para quem nunca deparou com ele nas bancas da feira ou supermercados, o sapoti tem casca marrom fininha, e mede entre 5 e 10 centímetros. 

Contém sementes grandalhonas, pretas e brilhantes. Sua polpa amarelada e suculenta é bem doce. Tanto que o sabor costuma ser comparado ao de açúcar mascavo. Daí ser raro aparecer em receitas salgadas.

Continua após a publicidade

Quanto às riquezas nutricionais, vale o destaque para o teor de cobre, mineral que compõe as cartilagens que sustentam a pele, combate a anemia e aparece em estudos pela ação em prol da memória.

Há ainda as vitaminas C e as do complexo B, caso da B5 e do ácido fólico, um combo que favorece a imunidade.

Para completar, o sapoti, também chamado de sapota, oferta antioxidantes, especialmente compostos fenólicos como a quercetina, que coleciona evidências na proteção das artérias e no combate aos males cardiovasculares.

Continua após a publicidade

A trilha para essa coluna é Morena Tropicana, do pernambucano Alceu Valença, que traz o sapoti e outros tantos frutos muito apreciados no Nordeste.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.