Um app contra a morte súbita
Chamado de CPR11, o programa para celular ensina como socorrer uma vítima de parada cardiorrespiratória durante a prática esportiva
A Fundación Mapfre, em conjunto com a Fifa, trouxe para o Brasil um aplicativo que promete salvar muita gente. Batizado de CPR11, ele oferece, com base em vídeos curtos e didáticos, um passo a passo do que fazer quando alguém sofre uma parada súbita – o socorro correto poupa a vida de oito em cada dez indivíduos.
“Com a massagem cardíaca, você e seus amigos podem manter o coração de um companheiro batendo até a chegada da ambulância”, afirma o ortopedista Arnaldo Hernandez, diretor do Serviço de Medicina do Esporte do Hospital das Clínicas de São Paulo. E veja só: 90% desses episódios envolvem atletas amadores, segundo o médico português Helder Pereira, que ajudou a criar o programa. Gratuito, o app CPR11 está disponível nas plataformas iOS, Android e Windows Phone.
Como proceder em uma emergência
1. Reconhecimento rápido
Seu parceiro de treino de repente cai desacordado. Deite-o de barriga para cima e tente reanimá-lo. Cheque os pulsos e a respiração. Se ele não responder, vá para o próximo passo.
2. Chame ajuda
Ligue (ou peça para alguém ligar) para o 192, avisando que pode se tratar de uma parada cardíaca. Peça um desfibrilador. Com isso, os atendentes virão preparados para esse tipo de emergência.
3. Massagem cardíaca
Ponha uma mão sobre a outra e entrelace os dedos. De joelhos e com os braços esticados, pressione o peito da vítima várias vezes. Isso deve ser feito em até dois minutos após o desmaio.
4. Reveze com seus amigos
Ninguém aguenta realizar a massagem por muito tempo. Alterne até o socorro chegar. Recrute um companheiro para anotar a hora de início das manobras e outro para apoiar a cabeça da pessoa.