saudeLOGO Created with Sketch.

Quais frutas se destacam no combate ao câncer?

Ter a fruteira sempre abastecida é garantia de um estoque de nutrientes atuantes especialmente contra tumores no aparelho digestivo

Merece destaque na feira a uva vermelha, cuja casca conta com boas doses de resveratrol, fitoquímico famoso por batalhar contra o câncer. E olha que boa notícia: a fruta do tipo niágara, a mais consumida entre os brasileiros, é uma das que oferecem maior teor desses benfeitores.

Abra espaço na sacola de compras também para a manga. Igualmente repleta de compostos bem-vindos, ela é reconhecida fonte de fibras. Daí que, além de gostosa, ajuda a varrer toxinas lá pros lados do intestino. E estudos feitos por universidades chilenas apontam mais um item na lista de benesses das fatias amarelas: o combate aos radicais livres. Os especialistas descobriram em duas variedades, tommy e pica — esta típica da região do Atacama, no Chile —, uma enorme quantidade de quercetina, antioxidante que diminuiu o risco de câncer de cólon e de mama. Como se fosse pouco, a manga ainda tem boa dose de potássio, mineral indispensável para a manutenção dos músculos e da pressão arterial.

Leia também: O tomate ajuda a evitar o câncer de próstata?

Se você fica em dúvida em consumir essa delícia com medo de ganhar peso, saiba que o perigo só existe para quem exagera. Se ficar numa fatia como sobremesa, vai ter direito aos benefícios sem ver o ponteiro da balança subir.