saudeLOGO Created with Sketch.

Proteste aponta erro em rótulos de algumas barras de cereais

Elas se dizem mais saudáveis do que realmente são

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – analisou 12 barras de cereais nos sabores banana, aveia e mel e castanhas. E quatro produtos foram considerados de baixa qualidade nutricional. Também se identificou uma diferença acima do permitido (que é de 20%) em relação aos teores nutricionais citados nos rótulos e os encontrados de verdade nos produtos. 
“O consumidor que tenta adotar uma alimentação saudável conferindo as tabelas nutricionais acaba sendo enganado pelas informações das embalagens. Por isso denunciamos essa situação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Veja, abaixo, as discrepâncias encontradas em comparação aos valores citados na embalagem:

Taek
69,4% a mais de gordura total 
26,8% a mais de sódio 

Nesfit
22,4% a mais sódio 

Nutry 
31,6% a mais gordurade  total
29,9% a mais de sódio 

Trio
25,3% a mais de gordura total
26,7% a mais de sódio

Nuts
30,3% a mais de sódio 

Ritter de banana
25% menos fibras 

A Proteste ainda lembra que, nos itens Trio e Nutry de banana, o açúcar é o ingrediente que aparece em maior quantidade – em vez de aveia, milho, flocos de arroz ou trigo. Como ele pode surgir com outros nomes, tais como maltodextrina, extrato de malte e xarope de glicose, a dica é sempre conferir a composição do alimento. Tem mais: não dá para descuidar do sódio, que faz a pressão subir. Apesar de as barrinhas serem doces, muitas vezes elas têm mais do mineral do que declaram.