saudeLOGO Created with Sketch.

Proteja seu filho da catapora

Para evitar uma epidemia das bolinhas vermelhas, o governo incentiva a vacinação contra a varicela, conhecida como catapora, já nos primeiros anos de vida

Catapora: vacinação contra a doença será incluída no calendário de imunização nacional
Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde anunciou que a partir de 2013 a vacinação contra varicela, enfermidade também conhecida como catapora, será incluída no calendário de imunização nacional. “A medida visa evitar os surtos tanto entre crianças quanto entre adultos, já que a doença é altamente contagiosa”, alerta a infectologista Leticia Lastoria, de São Paulo.

A blindagem ocorrerá em duas doses injetáveis: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 4 anos de idade. Mas erguer as defesas desde cedo na vida não traz benefícios só para a infância. É que, quanto mais velha a pessoa, mais severos os sintomas. “Quem contrai essa infecção na fase adulta pode apresentar complicações graves, como encefalite, hepatite e artrite. E corre risco até de morrer”, conta Leticia.

Completando a cartela

· Até os 10 anos de idade os pequenos devem receber mais de 20 picadas. Entre elas estão as que protegem contra hepatite B, febre amarela, coqueluche, difteria, caxumba, rubéola, sarampo, pneumonia e paralisia infantil.

· Respeite o calendário de vacinações do seu filho. Isso o resguarda contra vários males