Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Pesou até para a memória

O excesso de gordura corporal piora a capacidade de se recordar direito das refeições — e isso pode gerar ainda mais comilança

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 28 out 2016, 05h47 - Publicado em 25 set 2016, 10h00
Francisco Martins
Francisco Martins (/)
Continua após publicidade

A psicóloga Lucy Cheke, professora da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, afirma: “Quanto mais forte sua lembrança do almoço, menos provável que você faça um lanche à tarde”. Agora vem a má notícia: segundo um trabalho dela e de outros especialistas, pessoas acima do peso teriam uma memória mais falha para eventos ocorridos em um passado próximo. No estudo, 50 voluntários (entre magros e gordinhos) participaram de uma espécie de caça ao tesouro.

Leia mais: Gente jovem com problema de memória: é para se preocupar?

Durante dois dias, eles escondiam itens em certos ambientes e, após um tempo, precisavam se lembrar quando e onde foram ocultados. Aí se notou que a turma rechonchuda levou a pior no teste. Lucy defende, com base nos resultados, que a dificuldade para emagrecer entre os obesos também decorreria dessa maior tendência ao esquecimento. “Se as pessoas com excesso de peso têm limitações com a nitidez da memória, talvez elas fiquem mais propensas a se sentirem famintas mesmo após uma boa refeição”, analisa a estudiosa.

E o Alzheimer?

Ora, se a obesidade favorece os brancos na memória, será que abriria as portas para essa demência? Segundo Lucy Cheke, a gordura sobressalente pode inflamar o cérebro e desregular o trabalho da insulina, situações que têm sido atreladas ao Alzheimer. Mas a teoria carece de comprovação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.