Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

O teste do sentar e levantar

Profissionais de saúde brasileiros criam um índice em cima desses dois movimentos para prever a mortalidade

Por Chloé Pinheiro (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 13h20 - Publicado em 6 ago 2015, 13h10
Paula Giolito
Paula Giolito (/)
Continua após publicidade

Já é consenso que o sedentarismo está associado a uma série de doenças e a uma menor expectativa de vida. Por isso, há grande interesse em se achar um método simples e rápido que meça o estado físico dos pacientes ainda no consultório.
 
É dessa necessidade que nasceu o “teste do sentar e levantar”, desenvolvido por profissionais de diversas instituições, entre elas a Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Eles descobriram que é possível avaliar a quantas anda a saúde de um indivíduo com base nesses dois movimentos.  
 
A equipe fez a prova com mais de duas mil voluntários. Eles tinham de se sentar no chão e, depois, levantar-se, se possível, sem a ajuda dos membros superiores. Tudo isso sem perder muito equilíbrio. Os participantes eram pontuados de acordo com sua desenvoltura e foram acompanhados por seis anos.
 
No fim, descobriu-se que, entre os menos ágeis, a taxa de mortalidade chegava a ser quase 20% superior. Já os com notas mais altas viviam longe de doenças atreladas ao sedentarismo, tinham menor risco de quedas e apresentaram um índice de morte de apenas 3%.
 
Depois de 14 anos de trabalho, o teste foi validado e sua inovação reconhecida na edição de 2013 do Prêmio Saúde, na categoria Saúde e Esporte. Se você é profissional de saúde e também tem uma história inspiradora para contar, inscreva seu trabalho no link: https://premiosaude.com.br/inscricao/.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.