saudeLOGO Created with Sketch.

O prato dos brasileirinhos

Trabalho investiga a qualidade da alimentação infantil no país

Uma equipe gigantesca de profissionais de saúde conferiu o que as crianças de 2 a 6 anos andavam comendo alguns anos atrás — seja na escola, seja em casa. O megaesforço científico, encabeçado pela Universidade Federal de São Paulo e batizado de Nutri-Brasil Infância, envolveu 400 pesquisadores de 12 instituições e trouxe revelações importantíssimas.

Para começar, descobriu-se que a meninada comia mais do que deveria, o que não é uma boa notícia. Não à toa, um em cada quatro brasileiros menores de 5 anos sofria com excesso de peso. 

A equipe também contabilizou os nutrientes que entram no cardápio da garotada e, aí, percebeu que mais de 60% não ingeria quantidades suficientes de cálcio. Além disso, havia deficiências de vitamina D e E, enquanto as pitadas de sal eram bem exageradas.

O desequilíbrio na dieta nos primeiros anos de vida talvez pareça inofensivo, mas representa um risco futuro para problemas sérios como hipertensão, doenças cardiovasculares e osteoporose. Os dados das mais de 3 mil crianças avaliadas ajudaram a traçar estratégias de educação alimentar na infância. 

O tamanho e a qualidade do trabalho renderam ao projeto o primeiro lugar na categoria Saúde e Nutrição do Prêmio SAÚDE 2009. Se você é profissional da área e tem uma campanha ou pesquisa que deseja espalhar para o país, inscreva-o no link: http://premiosaude.com.br/inscricao/.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s