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Milk-shake ou smoothie de morango: qual é melhor para a sua saúde?

Apesar de ser difícil diferenciar milk-shake e smoothie de morango só pelo aspecto visual, a história muda ao focarmos na composição nutricional de cada um.

O milk-shake, pra começar, é feito com sorvete e, por isso, carrega mais gordura. “Principalmente a do tipo saturada, nociva à saúde”, lembra a nutricionista Elaine de Pádua, da Universidade Federal de São Paulo. Para ter ideia da enrascada, 50% do valor calórico da bebida vem justamente das duas bolas de sorvete adicionadas à receita. O smoothie, por outro lado, leva iogurte – item bem-vindo. “Seus nutrientes mais importantes são cálcio e proteínas. Enquanto o primeiro ajuda na manutenção da massa óssea, o segundo é necessário para a construção e reparação dos tecidos do corpo”, informa Elaine. Logo, se estiver em busca de uma receita balanceada, o smoothie sai na frente. Tanto é que pode ser consumido de duas a três vezes por semana. O milk-shake, que tem mais cara de sobremesa, está liberado apenas uma vez por semana.

Veja a comparação entre 300 ml de milk-shake e de smoothie.

1. Energia

Smoothie – 215,6 cal
Milk-shake – 615 cal

2. Proteínas

Milk-shake – 18,74 g
Smoothie – 12,3 g

3. Gorduras totais

Smoothie – 5,1 g
Milk-shake – 22,3 g

4. Carboidratos

Smoothie – 33,1 g
Milk-shake – 85,4 g

5. Cálcio

Smoothie – 440 mg
Milk-shake – 379,4 mg

6. Sódio

Milk-shake – 150,7 mg
Smoothie – 161,6 mg

Placar SAÚDE

Smoothie 4 x Milk-shake 2

Fonte: Elaine de Pádua, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo.