Dois cosméticos para pele e cabelo são proibidos pela Anvisa
Um produto para alisar os fios e outro que hidrataria a pele foram suspensos por irregularidades que podem afetar a saúde e até causar câncer
Mais produtos de beleza não podem ser comercializados por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tanto o cosmético para pele Agerivka Rivka quanto lotes do alisante de cabelo In Gel Maxx Forever Liss Professional (para escova progressiva) apresentaram irregularidades.
Comecemos pelo Agerivka Rivka, fabricado pela empresa Hadassah Cosméticos Ltda. Segundo a descrição do site da companhia, ele é indicado para “manutenção da integridade da pele […] e hidrata e mantém a pele suave, melhorando a elasticidade dérmica”. A questão: a composição do item difere da que foi registrada junto à Anvisa. Em outras palavras, não dá para saber se os ingredientes dentro da embalagem são eficazes – ou mesmo seguros para a saúde.
Já os lotes 161130013 e 170217006 do alisante In Gel Maxx Forever Liss Professional, da empresa ITC Cosméticos Ltda – EPP, foram reprovados em pesquisas que acusam a presença de formol. E isso pode ser um baita problema, capaz até de causar câncer, como você verá logo abaixo.
Diante desses achados, a Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso dos dois produtos. Eles já estão sendo recolhidos, porém é bom ficar de olho nas farmácias.
Efeitos do formol na saúde
Na pele, ele provoca irritações, dores e até queimaduras. Isso, claro, também vale para o couro cabeludo.
Em contato direto com os olhos – ou quando vira vapor por causa da chapinha –, pode gerar conjuntivite ou incômodos severos.
Mas a maior preocupação envolve as vias respiratórias. Quando inalado, ele irrita toda a mucosa de nariz, boca, faringe e até pulmão… Isso acaba alterando células da região, o que abre as portas para o câncer nessas regiões.
Para evitar tudo isso, vá atrás de alisantes confiáveis e converse com seu cabeleireiro sobre o assunto. E nunca aceite utilizar formol nos cabelos.