Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Conheça as vantagens do espinafre e da catalonha refogados

A recomendação é incluir os dois vegetais no cardápio. Um deles é rico em proteínas, cálcio e magnésio; o outro esbanja fibras e potássio. E o melhor: ambos beneficiam o coração.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 27 out 2016, 22h32 - Publicado em 9 out 2014, 22h00

Procure consumir 100 gramas dessas verduras por dia, o que equivale a um prato de sobremesa.
Foto: Bruno Marçal

 

Quando você escuta que comer vegetais verde-escuros é uma boa para a saúde, confesse: o espinafre e a catalonha nem sempre entram na lista. Ambos merecem mais espaço à mesa. O espinafre, por ter quase o dobro de cálcio em relação à catalonha, deve ser valorizado sobretudo entre quem deseja manter os ossos fortes. Sem falar que é um poço de magnésio, mineral que ajuda a relaxar os vasos e, assim, protege contra doenças cardíacas. Mas, sejamos justos, a catalonha também é parceira do peito. Afinal, dá um show no quesito potássio – o nutriente que alivia a pressão arterial. Esse vegetal ainda esbanja fibras, substâncias que incentivam o funcionamento do intestino. Entendeu por que o ideal é revezá-los no menu? “Recomendamos consumir cerca de 100 gramas por dia, o equivalente a um prato de sobremesa”, informa Cynthia Machado, chefe de Nutrição do Hospital Badim, no Rio de Janeiro. Se não está disposto a encarar o gosto amargo da catalonha, um conselho: “É só cozinhar com muita água antes de temperar”, diz a nutricionista.

Veja a seguir a comparação de 100 gramas desses alimentos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp)

 

1. Energia
Catalonha – 63 Kcal
Espinafre – 67 Kcal

Continua após a publicidade

2. Proteínas
Espinafre – 2,7 g
Catalonha – 2 g

3. Fibras
Catalonha – 3,7 g
Espinafre – 2,5 g

4. Cálcio
Espinafre – 112 mg
Catalonha – 63 mg

5. Magnésio
Espinafre – 123 mg
Catalonha – 16 mg

6. Potássio
Catalonha – 452 mg
Espinafre – 149 mg


Placar SAÚDE

Catalonha 3 x 3 Espinafre

Continua após a publicidade
Publicidade