Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Como cultivar plantas ou uma horta beneficia a saúde física e mental

Jardins terapêuticos conquistam popularidade como uma forma complementar de enfrentar condições que abalam a mente e o corpo

Por André Biernath
Atualizado em 7 jul 2019, 10h35 - Publicado em 7 jul 2019, 10h35
plantar é terapia
Cuidar de uma horta ou um jardim pode ajudar no combate de problemas como ansiedade e hipertensão (Ilustração: Augusto Zambonato/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Nos últimos anos, foram publicados diversos estudos mostrando o papel positivo do hábito de cultivar plantas para a saúde mental. A estratégia começou a ser colocada em prática por algumas empresas e centros médicos nos Estados Unidos e na Europa e agora chega com tudo ao Brasil.

Um dos primeiros locais a implementar um espaço do tipo para seus pacientes foi o Hospital Infantil Darcy Vargas, na capital paulista. Na mesma tendência, a Universidade Federal de São Paulo inaugurou um grupo de pesquisas sobre o tema. Eles instalaram uma horta comunitária no terraço da faculdade de medicina da instituição.

“A ciência nos mostra que mexer com a terra traz ganhos contra ansiedade, depressão e até doenças como diabetes e hipertensão“, conta a nutricionista Luciana Tomita, uma das idealizadoras do projeto.

Todas as frutas, legumes e temperos são utilizados nas refeições dos próprios estudantes, que ainda fazem refeições mais equilibradas.

No que prestar atenção antes de comprar mudas e sementes

Tipos: pesquise quais são as espécies que mais se encaixam na sua disponibilidade de tempo e de cuidados diários.

Continua após a publicidade

Local: você tem quintal? Vai usar vasos e jardineiras? Confira o porte da planta e veja se ela cabe no espaço que possui em casa.

Iluminação: a maioria adora aquele solzinho da manhã. Quando os raios ficam muito fortes próximo ao meio-dia, uma sombra é bem-vinda.

Irrigação: nada de exageros. Verifique se a terra ao redor do tronco está seca ou úmida. Cada tipo requer uma quantidade certa de água.

Época: a estação do ano também influencia no crescimento das plantas. Respeite os ciclos da natureza, faça replantios e bote adubos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.