saudeLOGO Created with Sketch.

Como anda o coração das crianças e dos adolescentes brasileiros

Conheça as doenças que podem acometer a saúde cardiovascular dos jovens na entrevista com a cardiologista pediátrica Ieda Jatene

Num cenário em que a obesidade — estimulada pela falta de atividade física e por uma dieta desequilibrada — se torna um problema cada vez mais cedo, prevenir e flagrar doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos dos jovens ganha grande importância. Para falar sobre o assunto, realizamos uma transmissão ao vivo direto de nossa página no Facebook com a cardiologista pediátrica Ieda Jatene, diretora da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Ela respondeu a várias dúvidas dos leitores sobre o tema e distinguiu os problemas congênitos, relacionados a genética ou falhas no desenvolvimento do bebê durante a gestação, das condições adquiridas por péssimos hábitos de vida. Confira abaixo a conversa com a médica:

Veja abaixo outras entrevistas já realizadas:

Câncer de pulmão: como prevenir, identificar e tratar

Dá pra controlar a pressão alta só com mudanças de hábito?

O que você sabe sobre câncer de tireoide, boca e garganta?

A vida com câncer de mama

É possível diagnosticar uma doença sem exames?

É importante focarmos no sedentarismo, na alimentação, que podem levar à obesidade, nas alterações de colesterol e de triglicérides, no diabete, com aumento do nível de açúcar no sangue, no uso de cigarro e de todos os seus derivados, no consumo de drogas e álcool, e no estresse, que é um aspecto importante. Hoje em dia, vemos que crianças e adolescentes têm uma carga de aulas e preocupação muito grande, com pouco espaço para brincar, como tínhamos no passado.