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Café coado ou instantâneo: qual traz mais benefícios à saúde?

O café é um alimento funcional que ajuda no controle da pressão e da glicemia. Descubra qual versão dele - coado ou instantâneo - tem mais vantagens

Por Silvia Lisboa Atualizado em 13 abr 2018, 18h43 - Publicado em 4 nov 2013, 22h00

O brasileiro toma de 4 a 5 xícaras de café todos os dias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cafezinho está longe de ser uma mera fonte de cafeína – a substância corresponde a no máximo 2,5% da sua composição. A bebida oferece muitos outros ingredientes, alguns deles com benefícios comprovados, motivo que lhe rendeu inclusão no rol dos alimentos funcionais.

Um dos principais é o ácido clorogênico, antioxidante associado ao melhor controle da glicemia e da pressão – e encontrado em maior quantidade no café instantâneo. Além da praticidade, o solúvel se destaca por reunir até 20% a mais de cafeína que o coado. Quem precisa ficar ligado já sabe…

Embora a carga dos demais componentes seja bem parecida entre os dois tipos e o instantâneo até saia na frente, a nutricionista Mônica Pinto, da Associação Brasileira da Indústria do Café, vê mais vantagens no filtrado: há possibilidade de escolher a qualidade, controlar o preparo e garantir mais sabor. “Nos grãos de torra clara ou média, são preservadas mais vitaminas e proteínas”, exemplifica.

No fim, pesando o paladar e o aspecto nutricional, chega-se a um empate técnico.

  • Comparação de valores do café coado e do instantâneo para uma xícara pequena (50 ml):

    1. Energia

    Coado – 3 cal
    Instantâneo – 3 cal

    2. Cálcio

    Coado – 1,5 mg
    Instantâneo – 1,1 mg

    3. Niacina

    Coado – 0,025 mg
    Instantâneo – 0,025 mg

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    4. Ácido clorogênico

    Instantâneo – 550 mg
    Coado – 500 mg

    5. Potássio

    Coado – 39 mg
    Instantâneo – 39 mg

    6. Cafeína

    Instantâneo – 120 mg
    Coado – 100 mg

    PLACAR SAÚDE

    Café instantâneo 5 x Café coado 4

    Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Café

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