saudeLOGO Created with Sketch.

Azeite de oliva ajuda a blindar os neurônios

Pesquisa de 2011 realizada na Alemanha mostra que o azeite atua contra o Alzheimer e o Parkinson

O azeite de oliva está no topo da lista de alimentos funcionais
Foto: Getty Images

Guarde bem este nome: hidroxitirosol. Ele é um dos mais nobres compostos do óleo de oliva e, no futuro, pode ser usado na fabricação de remédios para doenças como o Alzheimer e o Parkinson. Essa é a projeção feita por um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

Os pesquisadores da instituição acabaram de divulgar que o hidroxitirosol impede a degeneração dos neurônios, retardando o processo de envelhecimento.

“Ele é antioxidante e evita que os radicais livres ataquem as células nervosas, processo envolvido no aparecimento de males neurodegenerativos“, explica a farmacêutica Jane Mara Block, da Universidade Federal de Santa Catarina, em entrevista à revista SAÚDE!.

Azeite de oliva ajuda a blindar os neurônios

Atenção: bastam duas colheres de sobremesa de azeite por dia
Foto: Getty Images

Além desta nova função relacionada aos neurônios, o azeite de oliva já tem fama de alimento funcional por outro motivo: seu consumo auxilia na redução do LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.

E atenção: para usufruir dos benefícios deste óleo extraído das azeitonas, bastam consumir duas colheres sobremesa por dia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s