Qualquer pessoa com idade entre 18 e 69 anos que pese mais de 50 quilos. Jovens de 16 ou 17 anos também estão aptos, desde que tenham o consentimento dos pais ou dos responsáveis.
Vamos lá!
A coleta do sangue é bem rápida: leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local.
Não. A doação é totalmente segura e não apresenta nenhum risco. Os materiais utilizados, como a agulha e os cateteres, são descartáveis.
São 450 mililitros. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas.
Não. Nós possuímos cerca de 5 litros do líquido vermelho circulando pelos vasos. A retirada não prejudica em nada: o organismo repõe e alcança os níveis normais em até 72 horas.
Nos principais hospitais e hemocentros próximos da sua casa. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde estaduais e municipais.
Sim. Doenças infecciosas, como a gripe, e inflamatórias, como aquelas que atacam o intestino, exigem que a doação seja postergada para outra data. Converse com o profissional de saúde do hemocentro.
Apenas um documento original com foto.
Os homens podem visitar o banco de sangue a cada 60 dias. Já as mulheres devem aguardar três meses.
Você deve esperar 72 horas para doar sangue após uma extração dentária. Operações simples, como apendicite e retirada de varizes, pedem 3 meses.
Procedimentos mais complexos, como a remoção da tireoide ou de um rim, meio ano. Caso você tenha passado por uma transfusão de sangue ou fez uma tatuagem, é importante aguardar por um ano.
Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia.
Depois da doação, também é importante não praticar esportes radicais nem dirigir veículos de grande porte.