Uva rubi ou romã: qual fruta de ano novo é melhor para a saúde?
Tanto a uva rubi quanto a romã são frutas ligadas a superstições de ano novo. Além de sorte e prosperidade, descubra o que elas fazem pela sua saúde.
Ano-Novo combina com superstições e, nesse quesito, as duas frutas disputam espaço à mesa na hora da virada. Afinal, dizem que elas trazem sorte e prosperidade nos meses que virão. Acontece que tanto a uva como a romã não são bem-vindas apenas no réveillon. Ambas são interessantes para compor uma alimentação saudável, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, diretora da Equilibrium Consultoria, na capital paulista. A romã reúne um time de antioxidantes poderosos como ácido elágico, antocianinas e catequinas , com capacidade especial de retardar o envelhecimento e proteger contra o câncer. A uva, por sua vez, esbanja flavonoides. Essas substâncias ajudam a impedir que o colesterol ruim se deposite na parede das artérias, conta Cynthia. Mas não se engane: apesar de pequena, a uva tem bastante açúcar. Por isso, consuma até um cacho por dia não mais! No caso da romã, uma unidade está de bom tamanho.
Veja a comparação de 100 gramas de cada fruta de acordo com a tabela brasileira de composição de alimentos (TACO/UNICAMP):
Energia
Uva – 49 cal
Romã – 56 cal
Magnésio
Romã – 13 mg
Uva – 6 mg
Ferro
Romã – 0,3 mg
Uva – 0,2 mg
Proteínas
Uva – 0,6 g
Romã – 0,4 g
Fibra alimentar
Uva – 0,9 g
Romã – 0,4 g
Potássio
Romã – 485 mg
Uvã – 159 mg
Vitamina
Romã – 8,1 mg
Uva – 1,9 mg
Carboidratos
Uva – 12,7 g
Romã – 15,1 g
Placar SAÚDE
Romã 4 X Uva rubi 4.