Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Tremoço: parente do feijão, petisco de boteco tem benefícios

Como petisco, em saladas ou substituindo o feijão, leguminosa é uma ótima fonte de fibras, proteínas e micronutrientes

Por Gabriel Bortulini
27 nov 2024, 15h24
tremoco-beneficios-proteina
Visualmente, o tremoço lembra o milho, mas sua contagem de proteínas rivaliza com a soja (Tamorlan/CC-BY-3.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

O tremoço é uma semente bastante consumida na região mediterrânea e conhecida no Brasil como um petisco de boteco. Embora lembre grãos de milho, trata-se, na verdade, de uma leguminosa: é mais próxima e similar aos feijões.

O alimento pode ser incluído em saladas, ensopados ou servir de petisco. Excelente fonte de fibras e nutrientes, seus benefícios incluem o controle do colesterol e glicemia. Além disso, o tremoço contém um alto índice proteico, sendo uma boa alternativa para dietas veganas e vegetarianas.

Benefícios do tremoço

A leguminosa é muito apreciada desde a Roma Antiga. O tremoço é composto por quantidades consideráveis de fibras e proteínas, além de minerais e vitaminas. Seus baixos teores de gordura também o tornam um aliado da saúde cardiovascular e do controle do peso corporal.

Entre seus benefícios, destacam-se:

  • Alto índice de proteínas: 100 gramas de tremoço contam com cerca de 33 gramas do nutriente, o que é mais que muitas carnes. Isso o torna um excelente substituto de proteína animal em dietas vegetarianas e veganas. Ele pode ter impacto positivo no ganho de massa muscular, quando aliado à prática regular de exercícios físicos.
  • Ajuda a controlar a glicose: o alimento tem um baixo índice glicêmico e, além disso, a quantidade de fibras diminui a velocidade da absorção de açúcares pelo corpo. Isso contribui para a redução do nível de glicose no sangue.
  • Diminui o colesterol “ruim”: auxilia no controle e na diminuição do LDL, o colesterol “ruim”. Segundo as pesquisas, esse é outro benefício das fibras presentes no alimento.
  • Contribui para a saúde do intestino: mais uma vez, as fibras geram um impacto positivo. Nesse caso, elas são importantes para o bom trânsito intestinal, além da formação de fezes saudáveis.
  • Vitaminas e minerais: é uma ótima fonte de minerais como ferro, magnésio, zinco e fósforo, além de vitaminas do complexo B. Esses micronutrientes contribuem para a saúde óssea e neurológica, por exemplo.
Continua após a publicidade

Ainda, o tremoço contém antioxidantes, compostos associados à diminuição do risco de câncer e de outras doenças crônicas. Os antioxidantes também podem combater o envelhecimento precoce, relacionado aos radicais livres.

+Leia também: Você sabe o que são antioxidantes e como eles defendem nosso corpo?

Como consumir?

O tremoço precisa estar cozido antes da ingestão, por conter compostos tóxicos quando cru. Para isso, seu preparo é parecido com o do feijão: deve-se deixar as sementes de molho por no mínimo 24 horas, trocando a água pelo menos duas ou três vezes antes de cozinhar o alimento.

De maneira geral, a leguminosa é encontrada nos supermercados já cozida, em conserva, ou em forma de farinha, para ser utilizada em receitas de bolos, pães, biscoitos e afins.

Continua após a publicidade

Quem preferir o alimento em conserva, deve atentar ao alto teor de sódio da salmoura. Nesses casos recomenda-se lavar as sementes para retirar o excesso de sal antes do consumo.

O tremoço pode ser consumido em substituição do feijão ou grão-de-bico, além de servir como petisco ou fazer parte de saladas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.