Suco de aipo: quais são os benefícios reais da bebida e o que é só boato
Livro promete revelar “efeitos milagrosos” da bebida. Mas seus poderes terapêuticos não passam pelo crivo da ciência
Depois de figurar na lista de livros mais vendidos do jornal The New York Times, nos Estados Unidos, a obra “O Médium Médico: Suco de Aipo”, de Anthony William, desembarca por aqui pela Editora Cultrix. Nela, o autor defende que 450 mililitros da bebida fazem maravilhas à saúde, como melhorar sintomas de fibromialgia e artrite reumatoide, equilibrar a glicemia e a pressão, além de emagrecer.
Embora muitas celebridades gringas tenham comprado a ideia, é preciso ter muita cautela. “O aipo é um excelente vegetal. Mas nenhum alimento isolado tem o poder de combater diversas doenças, como diz o autor”, afirma a nutricionista clínica Bruna Burti, de São Paulo. Ou seja, não caia nas promessas do livro.
Cabe ainda frisar que William não é médico nem nutricionista. Mais um motivo para ter o pé atrás.
Os benefícios reais do suco de aipo
É diurético: o alimento concentra muita água. Então tomar a bebida pode dar uma força extra contra o inchaço.
Tem antioxidantes: essas substâncias protegem nossas células. Mas elas estão em outros vegetais também. Vale variar.
Ajuda a nutrir: o aipo reúne vitaminas e minerais, indispensáveis ao pleno funcionamento do organismo.
Não abandone tratamentos
Um dos maiores riscos de propostas miraculosas como a do suco de aipo é que uma porção de gente pode enxergar essas receitas como a solução definitiva para doenças sérias, que exigem uso de remédios.
“Mas não se deve parar com nenhuma medicação por conta própria”, alerta Bruna. “O ideal é que a nutrição atue como uma aliada”, frisa.