Saúde e sabor: descubra os poderes da noz de macadâmia
Poderosa e nutritiva, ela é quase mais conhecida pelo seu uso em cosméticos do que na gastronomia, mas é rica em benefícios para a saúde
Os benefícios das nozes para a alimentação são famosos, porém, a macadâmia ainda é uma opção menos falada. Originária da Austrália, ela está cada vez mais presente por aqui. A macadâmia possui óleos naturais nutritivos, fazendo dela um ingrediente poderoso na alimentação e na produção de cosméticos.
Tal como outras nozes, a macadâmia é altamente calórica e possui um alto valor energético, motivo pelo qual deve ser consumida em pequenas porções, embora apresente vários benefícios para a saúde.
+Leia também: Noz, um punhado de saúde (em diferentes formas)
Os benefícios da macadâmia
A macadâmia é rica em gorduras poli e monoinsaturadas que ajudam a proteger o organismo contra doenças cardiovasculares. A fruta possui este efeito graças à presença de fitosteróis, que ajudam a reduzir mau colesterol e triglicérides, enquanto aumentam o colesterol HDL, o “bom” colesterol.
Estes óleos fazem da macadâmia uma fruta rica em ômega 3, aminoácidos e antioxidantes responsáveis por retardar o envelhecimento. Dentre as nozes e sementes comestíveis, a macadâmia possui a melhor proporção de ácidos graxos se comparada com a noz pecã, a castanha e a amêndoa de baru.
O consumo deste tipo de gordura auxilia na melhora do perfil lipídico, na redução de inflamações e redução das síndromes plurimetabólicas como diabetes, obesidade e hipertensão.
Rica em vitaminas e boas gorduras
O fruto da macadâmia é dividido em três partes: a casca, o carpelo e a amêndoa, esta última sendo a parte que pode ser consumida de forma bastante versátil – in natura, assada ou torrada. Pesquisas demonstram que, apesar de a torrefação provocar algumas alterações químicas nos lipídios e no sabor da noz, os teores de gordura chegam a aumentar quando a macadâmia é torrada.
Graças a esta versatilidade, a macadâmia pode ser bastante utilizada em bolos e na composição de chocolates, como substituta do leite em receitas para pessoas com dieta restritiva e/ou intolerantes à lactose.
Além de minerais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio, a fruta possui propriedades antitrombóticas, altos teores de vitamina E e de selênio, bem como nutrientes e fibras.