Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Raiz de sabor forte, rabanete é rico em minerais

Voltando com força para as dietas, essa raiz tuberosa tem várias vantagens nutricionais e se caracteriza por mudar muito de sabor conforme a preparação

Por João Antonio Streb
5 jun 2024, 18h08
rabanete-quais-os-beneficios-como-incluir-na-dieta
Picante e crocante quando cru, adocicado se cozido, o rabanete não é tão tradicional no Brasil, mas vem recobrando popularidade como uma opção versátil e saudável (stockking/Freepik)
Continua após publicidade

O rabanete parece ter sido consumido primeiro na Ásia, mas foi na Europa que alcançou proeminência. Com um caule subterrâneo e espesso onde a maior parte das vitaminas ficam acumuladas, ele faz parte da lista de raízes tuberosas, e é justamente essa parte que consumimos.

Embora não seja o prato favorito dos brasileiros, o rabanete é uma peça importante em diversas culturas. Na Alemanha, era um integrante quase unânime dos pratos durante a Idade Média, e só perdeu força com a chegada da batata, que desembarcou na Europa vinda da América.

Mesmo assim, ele nunca perdeu a popularidade por lá, e segue sendo incluído em dietas e receitas contemporâneas.

+Leia também: Mudança na base alimentar: vegetais são prioridades!

Mas, afinal, quais são as vantagens em consumir rabanete?

Com uma polpa crocante e um sabor picante, o rabanete é rico em minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco. Além disso, também conta com uma baixo valor calórico (apenas 14 calorias a cada 100g).

Rico em antioxidantes, sempre bem-vindos para prevenir doenças crônicas que se acentuam com o envelhecimento, o rabanete também tem fibras, o que auxilia na saúde digestiva.

Continua após a publicidade

Além disso, o rabanete pode ter outros efeitos positivos:

  • O aumento da saciedade: além dos movimentos intestinais, as fibras também auxiliam na redução da velocidade da digestão do alimento, o que contribui para que a saciedade perdure por mais tempo.
  • Auxiliar na dieta de diabéticos: a redução do estresse oxidativo também contribui na redução da absorção da glicose durante a digestão. É claro que o rabanete, sozinho, não vai resolver a vida de uma pessoa com diabetes, mas ele pode ser incluído na alimentação como um reforço a mais para os outros cuidados de saúde.
  • Contribui na saúde cardiovascular: a propriedade antioxidante e a presença de potássio auxiliam no relaxamento e dilatação do sistema vascular, melhorando o nível de circulação e a pressão arterial.

Como incluir o rabanete na dieta?

Não existe uma “quantidade ideal” de rabanete para ser consumida. O que é importante é lembrar que ele precisa estar incluído numa dieta diversa para oferecer benefícios à saúde. Saber escolher também é importante, então procure sempre rabanetes com folhas verdes e macias.

Continua após a publicidade

O rabanete pode ser consumido tanto cru quanto cozido e tem a particularidade de alterar significativamente seu sabor dependendo da preparação. Quando cru, geralmente é encontrado em saladas, sendo mais crocante e picante. Cozido, fica mais adocicado e macio.

A textura do rabanete favorece também a produção de chips e petiscos, assim como a utilização em refogados. As folhas do rabanete podem ser utilizadas para saborizar sopas e caldos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.