O pepino é formado em maior parte por água e fibras, mas também contém nutrientes como vitaminas e antioxidantes. Além disso, ele é muito fácil de ser consumido in natura: em saladas ou até como um petisco crocante.
Essa versatilidade faz do pepino um alimento ideal para a rotina, e o baixo teor de calorias é um alento para os amantes desse vegetal cheio de benefícios que precisam perder peso.
Conheça 7 bons motivos para incluir o pepino na sua rotina.
1. Hidratação
Estamos em plena primavera e os dias cada vez mais quentes pedem alimentos leves e ricos em água. Falando nisso, você sabia que o pepino pode ser um aliado na hidratação do nosso corpo?
Isso ocorre porque ele é composto majoritariamente por água, que responde a mais de 95% de sua composição, o que o torna um alimento ideal para ser consumido em qualquer horário, ajudando a evitar a desidratação. Embora beber água continue sendo fundamental, parte do que nosso corpo necessita pode vir da alimentação.
+Leia também: A ciência da hidratação
2. Aliado das dietas
Não, pepino não emagrece. Nenhum alimento, sozinho, gera esse efeito. Mas há alguns deles que podem ser incluídos em dietas por quem busca perder peso, o que também é o caso do pepino.
Como já foi dito, a maior parte do vegetal consiste em água. Outra parcela é composta por fibras, que contribuem para saciar a fome. Além disso, ele tem poucas calorias. Todos são ingredientes que ajudam quem está em busca de perder os quilos extras.
3. Saúde cardiovascular e arterial
Além de água e fibras, o pepino contém nutrientes e antioxidantes auxiliares na saúde cardiovascular, contribuindo para a diminuição da concentração de triglicerídeos e LDL, o chamado colesterol ruim.
Ainda, por conter potássio e magnésio, o pepino ajuda a eliminar o sódio do sangue.
Outro componente é o ácido nítrico, que é vasodilatador. Todo esse combo nutritivo ajuda na prevenção da hipertensão, além de auxiliar no desempenho físico.
4. Antioxidante
A presença de antioxidantes também faz do pepino um aliado da imunidade e no combate ao envelhecimento celular, devido à ação que essas substâncias têm diante dos radicais livres.
5. Benefícios para a pele
A vitamina K, presente em grande quantidade no vegetal, ajuda a diminuir inchaços e irritações. Para a pele, o pepino também pode ser benéfico mesmo sem ser ingerido, devido à presença do nutriente e (sobretudo) da água: em contato com a pele, além de ter ação refrescante, o vegetal pode aliviar queimaduras e reduzir olheiras.
6. Saúde óssea
A vitamina K não serve apenas para quem vai usar o pepino ao redor dos olhos: é um nutriente muito importante para a saúde dos ossos quando o vegetal é consumido, ajudando na prevenção de problemas de longo prazo como a osteoporose.
7. Melhora a digestão e a prisão de ventre
No estômago, o pepino contribui com sua ação anti-inflamatória, diminuindo a acidez. Já no intestino, as fibras do vegetal são de grande auxílio para a formação e a eliminação das fezes.