O perigo da noz-da-índia, usada para emagrecer
O produto, que ficou popular na internet por supostamente promover uma rápida perda de peso, é tóxico e pode levar até à morte
A promessa de perder peso rapidamente a colocou em destaque nos últimos tempos. Pra quem não sabe, suas sementes são consumidas cortando-as em partes menores, que vão goela abaixo junto com bastante água – como se fossem um comprimido.
Mas calma lá: essa planta é altamente tóxica! Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, de São Paulo, o composto tem função purgativa, ou seja, provoca diarreia e desidratação intensas. E isso até emagrece, porém leva a uma perda de nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo.
Se você ainda não se convenceu dos perigos de recorrer à noz-da-índia, tem mais. Há casos de morte que estariam relacionados ao uso de suas sementes. “Seu consumo precisa ser evitado. Ninguém deveria tomar um composto para emagrecer sem a orientação de um especialista”, diz Vanderli.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto branco OFERTA RELÂMPAGO e um raio amarelo, seguido de Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo aberto](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um raio amarelo. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, revistas Superinteressante e Veja e um cartão de crédito. No canto superior direito, um ícone de árvore](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)