Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Compare os queijos mussarela, minas e prato

Compare e confira qual desses tipos de queijos é o mais adequado para suas necessidades nutricionais

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 2 out 2018, 09h51 - Publicado em 26 nov 2013, 22h00

Excelentes fontes de cálcio, proteínas e vitaminas, eles são fundamentais para a formação e a manutenção dos ossos. “O minas frescal é a melhor opção, porque contém menos gordura, colesterol e sódio”, informa Patricia Alice Santini, nutricionista do Hospital Paulistano, em São Paulo. Porém, as vantagens são ofuscadas se houver exagero – coisa fácil de acontecer, já que a fatia costuma ser bem mais grossa do que a de mussarela e queijo prato. Esses outros tipos, deve-se ressaltar, têm maior quantidade de cálcio, mineral que afasta o risco de osteoporose. Apesar de gordurosos, não é necessário bani-los da dieta.

“De acordo com a pirâmide alimentar, precisamos ingerir de três a cinco porções de leite ou derivados por dia”, lembra Patricia. Se quiser apostar nos queijos para ajudar a suprir essa demanda, a dica é comer, no máximo, três fatias do minas frescal ou duas de mussarela ou prato. Porções mais do que adequadas para fazer um belo sanduíche.

Compare os dados nutricionais dos queijos minas, mussarela e prato

Energia

Minas frescal ……………. 9 kcal

Continua após a publicidade

Mussarela ………………. 11 kcal

Prato …………………….. 14 kcal

Lipídios

Minas frescal …………… 20,2 g

Mussarela ………………. 25,2 g

Continua após a publicidade

Prato …………………….. 29,1 g

Sódio

Minas frescal ……………. 31 mg

Mussarela ……………… 580 mg

Prato ……………………. 581 mg

Continua após a publicidade

Proteínas

Prato ……………………… 22,7 g

Mussarela ……………….. 22,6 g

Minas frescal ……………. 17,4 g

Colesterol

Continua após a publicidade

Minas frescal ……………. 62 mg

Mussarela ……………….. 80 mg

Prato ……………………… 91 mg

Cálcio

Prato …………………….. 940 mg

Continua após a publicidade

Mussarela ………………. 875 mg

Minas frescal …………… 579 mg

Placar Final

Minas frescal      Prato         Mussarela

4          X      2       X          0

Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (Taco/Unicamp)

Publicidade