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Compare os queijos mussarela, minas e prato

Compare e confira qual desses tipos de queijos é o mais adequado para suas necessidades nutricionais

Excelentes fontes de cálcio, proteínas e vitaminas, eles são fundamentais para a formação e a manutenção dos ossos. “O minas frescal é a melhor opção, porque contém menos gordura, colesterol e sódio”, informa Patricia Alice Santini, nutricionista do Hospital Paulistano, em São Paulo. Porém, as vantagens são ofuscadas se houver exagero – coisa fácil de acontecer, já que a fatia costuma ser bem mais grossa do que a de mussarela e queijo prato. Esses outros tipos, deve-se ressaltar, têm maior quantidade de cálcio, mineral que afasta o risco de osteoporose. Apesar de gordurosos, não é necessário bani-los da dieta.

“De acordo com a pirâmide alimentar, precisamos ingerir de três a cinco porções de leite ou derivados por dia”, lembra Patricia. Se quiser apostar nos queijos para ajudar a suprir essa demanda, a dica é comer, no máximo, três fatias do minas frescal ou duas de mussarela ou prato. Porções mais do que adequadas para fazer um belo sanduíche.

Compare os dados nutricionais dos queijos minas, mussarela e prato

Energia

Minas frescal ……………. 9 kcal

Mussarela ………………. 11 kcal

Prato …………………….. 14 kcal

Lipídios

Minas frescal …………… 20,2 g

Mussarela ………………. 25,2 g

Prato …………………….. 29,1 g

Sódio

Minas frescal ……………. 31 mg

Mussarela ……………… 580 mg

Prato ……………………. 581 mg

Proteínas

Prato ……………………… 22,7 g

Mussarela ……………….. 22,6 g

Minas frescal ……………. 17,4 g

Colesterol

Minas frescal ……………. 62 mg

Mussarela ……………….. 80 mg

Prato ……………………… 91 mg

Cálcio

Prato …………………….. 940 mg

Mussarela ………………. 875 mg

Minas frescal …………… 579 mg

Placar Final

Minas frescal      Prato         Mussarela

4          X      2       X          0

Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (Taco/Unicamp)