Molho pesto ou bolonhesa: qual é mais nutritivo?
Uma comparação entre dois tipos de molho que combinam muito bem com massas
Molho bolonhesa ou pesto? Para quem não come carne, não tem papo: o molho pesto é opção certeira de complemento para uma massa. A receita leva manjericão, alho, azeite, pinoli e queijo parmesão ou pecorino. Mas o pinoli (uma semente) pode ser trocado por nozes ou castanhas, e, se você for vegano, basta tirar o queijo.
“Os ingredientes do pesto têm alto valor nutricional”, diz a nutricionista Roseli Ueno, de São Paulo. Ela cita as vitaminas A e C, que são antioxidantes e reforçam a imunidade, além de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, protetoras do coração. Só não abuse por causa das calorias.
Já o bolonhesa se destaca pela presença do tomate, que oferta licopeno, antioxidante poderoso, e carne moída, que reúne proteína, vitamina B12 e ferro. “O ideal é usar cortes magros, como fraldinha e alcatra”, indica Roseli.
Com tantas peculiaridades, ela acha difícil eleger o melhor. O conselho é, acima de tudo, saborear versões caseiras. Confira abaixo uma comparação de nutrientes entre um molho e outro:
Energia
Pesto – 70 calorias
Bolonhesa – 70 calorias
Gorduras
Bolonhesa – 4 g
Pesto – 7,5 g
Proteínas
Bolonhesa – 4 g
Pesto – 2,7 g
Gordura saturada
Bolonhesa – 0,3 g
Pesto – 1 g
Carboidratos
Pesto – 0,7 g
Bolonhesa – 5 g
Sódio
Pesto – 32 mg
Bolonhesa – 75 mg
Placar Saúde
Pesto 3 X 3 Bolonhesa
Os valores se referem a 1 colher de sopa de cada um dos molhos. Fonte: Roseli Ueno, nutricionista clínica de São Paulo (SP)