Melão: conheça a vantagens de incluir a fruta no cardápio
Rica em água e com sabor discreto, fruta traz outras vantagens além de ajudar na hidratação e no trânsito intestinal
Tem quem não goste muito do melão por seu sabor menos pronunciado. Para outros, essa suavidade é justamente o que faz toda a diferença. A certeza é que esse diferencial da fruta também se relaciona a uma de suas vantagens: a grande presença de água.
Alimentos com água e fibras são comumente indicados para melhorar o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre.
Essa é uma vantagem muitas vezes procurada por quem insere o melão na dieta. Mas está longe de ser a única. Confira outras propriedades associadas ao consumo da fruta.
Além do intestino: quais os benefícios do melão?
Como costuma ocorrer com frutas, o melão é fonte de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e previnem uma série de problemas de saúde associados ao envelhecimento, incluindo doenças cardiovasculares e crônicas.
Por ser baixo em calorias (apenas 29 a cada 100 gramas), ele também é uma alternativa para quem precisa perda de peso, já que pode ajudar na saciedade em função do baixo teor de açúcares e da presença de fibras.
Outros nutrientes presentes no melão, especialmente o potássio, são estudados por suas propriedades que ajudam no controle da hipertensão. A fruta também é aliada do sistema imunológico, graças à presença de vitaminas A e C.
É sempre importante ressaltar que nenhum alimento faz “mágica” nem resolve sua vida por conta própria. Para obter o máximo dos benefícios, o melão deve ser inserido em uma rotina de hábitos saudáveis que envolvem a alimentação e a prática de atividades físicas.
Como inserir o melão na rotina
A melhor maneira de saborear o melão de modo a obter suas vantagens é consumi-lo in natura. Como ele tem grande quantidade de água, sua inclusão em receitas costuma ocorrer na forma mais natural possível.
A fruta é um bom complemento saudável para sucos, por exemplo, sem alterar muito o perfil sensorial fornecido pelos outros ingredientes. Por não ser excessivamente doce, o melão cortado também combina com saladas.