Guaraná em pó: conheça os benefícios desse extrato estimulante
Popular pelas suas propriedades energéticas, essa pequena fruta vermelha pode auxiliar no aprimoramento do foco, redução da fadiga e prevenção de doenças
Típico da Amazônia brasileira, o guaraná é um fruto tradicionalmente consumido pelas comunidades indígenas da região há séculos. Famoso pelas propriedades estimulantes, o seu extrato em pó tem efeito estimulante, o que pode ajudar a melhorar o foco e reduzir a sensação de cansaço.
Além disso, o pó de guaraná possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que estão atrelados, até mesmo, à melhora de problemas cardiovasculares. A ingestão da bebida, contudo, exige moderação, devido ao seu elevado teor de cafeína.
A cara do Brasil
Entre o povo Sateré-Mawé, o guaraná é chamado de Waraná e serve de matéria-prima para uma bebida ritualística que simboliza conhecimento.
Essa pequena fruta com casca vermelha e polpa esbranquiçada, que lembra um olho humano, é originária de um cipó. Na selva, ele sobe nas árvores e pode chegar aos 13 metros de altura. A planta também pode ser cultivada em locais abertos, nos quais assume a forma de um arbusto.
Quais são os benefícios do guaraná em pó?
Com mais cafeína do que o próprio café, o guaraná em pó é amplamente utilizado pelas suas propriedades estimulantes. Não é à toa que o fruto é um dos principais componentes das bebidas energéticas. Ele é conhecido por reduzir a fadiga e melhorar o foco.
+Leia também: Todas as razões pelas quais uma xícara de café pode ser boa para você
Além disso, o guaraná é uma fonte de catequinas, compostos hidrossolúveis com ação antioxidante e anti-inflamatória. Se forem adequadamente absorvidas, essas substâncias melhoram o sistema de defesa das células, reduzindo o estresse oxidativo do organismo.
Neste sentido, o alimento pode ser um aliado para a prevenção de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, diabetes, câncer e inflamações. O fruto também pode estar associado à regulação dos níveis de colesterol.
Vale destacar que nenhum benefício é garantido. O extrato só poderá contribuir para uma vida saudável se for combinado a uma rotina equilibrada.
Como inserir o guaraná em pó na rotina
Desde que não haja nenhuma contraindicação médica, a ingestão diária de meia colher de sopa de guaraná em pó diluído em água é suficiente para trazer benefícios. De modo geral, a recomendação é não ultrapassar essa quantidade para evitar uma sobrecarga.
A dose ideal costuma variar entre 2 a 5 gramas por dia, dependendo do peso corporal e das predisposições de cada pessoa. Para determiná-la, é importante consultar um profissional de saúde.
Atenção aos cuidados especiais
Embora seja seguro para a maioria das pessoas, a ingestão de guaraná em pó não é indicada para quem possui problemas gástricos, como gastrite, úlceras e esofagite.
Os efeitos da cafeína também variam de acordo com cada organismo. O consumo exacerbado dessa substância pode ser viciante e despertar sintomas, como ansiedade, inquietação, irritabilidade e tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações no coração, além de insônia.
As altas doses de cafeína presentes no fruto exigem, portanto, um consumo controlado, alternando os dias ou fazendo pausas quando necessário.
As bebidas que fazem você viver mais, segundo estudo
Roseana Sarney está com câncer de mama triplo negativo: entenda a doença
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
Governo proíbe venda de 4 marcas de azeites considerados impróprios para o consumo
Magnésio: conheça os benefícios à saúde e em que alimentos encontrá-lo







