Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Fruta da estação: mamão é aliado do intestino e repleto de nutrientes

Opção refrescante para os dias quentes, fruta contém antioxidantes e vitaminas dos grupos A e C

Por Valentina Bressan
21 jan 2025, 16h30
mamão
Compostos do mamão são estudados por suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas (Jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

Um clássico para o café da manhã, o mamão é conhecido por suas propriedades benéficas à digestão e ao trânsito intestinal

A fruta tropical, também conhecida como papaia, é cultivada no Brasil desde o século 16. Hoje, as plantações existem em grande parte dos estados do país.

As pesquisas atestam que, além de saborosa, a fruta pode contribuir para regular os níveis de gordura no sangue. Compostos do mamão também servem de objeto para estudos de laboratório, e cientistas já encontram indícios do potencial das substâncias como futuras medicações.

+ Leia também: Abacate reduz a gordura visceral em semanas? Não é tão simples assim

Quais os benefícios do mamão?

Não é à toa que o mamão é queridinho de quem tem problemas de constipação: a dose alta de fibras facilita o trânsito intestinal, e há evidências de que a papaína também atue nesse sentido – essa enzima presente na fruta ajuda a degradar as proteínas.

Incluir o mamão na dieta é uma boa forma de adicionar cálcio, magnésio, fósforo, potássio e folato na alimentação. 

Continua após a publicidade

Ele ainda contém vitaminas dos tipos A e C e flavonoides. Essas últimas são substâncias antioxidantes, que ajudam a combater os danos dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da pele, inflamação e outras condições crônicas de saúde.

Os compostos presentes no mamão podem auxiliar na redução do nível de gordura na corrente sanguínea, auxiliando na prevenção e tratamento de aterosclerose e doenças relacionadas.

Existem outros benefícios da fruta que ainda são estudados por cientistas com testes em animais. Essas propriedades ainda não são comprovadas para humanos, mas podem vir a ser nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Uma cientista brasileira descobriu, por exemplo, que uma das fibras do mamão maduro – a pectina – pode inibir lesões precursoras do câncer de cólon no intestino de ratos.

Em células humanas e em animais no laboratório, extratos do mamão demonstraram atividade atividade anti-inflamatória, anticancerígena e antimicrobiana. Também há indícios de que substâncias presentes na folha da planta ajudem a combater os sintomas causados pela dengue.

+Leia também: Além da laranja: 10 alimentos ricos em vitamina C

Como inserir o mamão na dieta

A melhor forma de consumir o mamão e aproveitar todos seus benefícios é a fruta fresca. Além de consumir a versão in natura no café da manhã ou no lanche, dá para preparar doces e geleias deliciosos. 

Continua após a publicidade

Sucos, vitaminas, cremes e sorvetes são outra maneira de desfrutar do frescor e dos nutrientes do mamão, que também vai muito bem na salada de frutas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.