saudeLOGO Created with Sketch.

Farinhas de trigo, aveia e milho: em qual você deve apostar?

A farinha de trigo é protagonista na cozinha. Mas será que ela é a mais vantajosa em termos nutricionais? Veja quem ganha essa batalha da saúde.

Tortas, pães, bolos, rocamboles… Se há um ingrediente que não pode faltar nessas receitas é a farinha – e a mais popular, convenhamos, é a de trigo refinada (ou branca). “Composta apenas da parte interna do grão, ela é pobre em fibras e vitaminas, além de não ajudar no controle da glicemia e da saciedade”, avisa a nutricionista Bianca Chimenti Naves, da clínica NutriOffice, em São Paulo. Mas há outras opções. A farinha de milho, obtida por meio da moagem do grão, por exemplo, possui as tais fibras, que contribuem para o trânsito intestinal, e amido resistente, substância que passa praticamente intacta pelo aparelho digestivo e não causa picos de glicose. Agora, destaque mesmo é a farinha de aveia. “Ela carrega uma fibra especial, a betaglucana, que auxilia na redução do colesterol. Sem contar que, do trio, é a que tem mais proteínas”, salienta Bianca.

A questão é que, dependendo do preparo, as farinhas integrais, como as de milho e aveia, interferem no resultado, pois são mais pesadas. Aí, o jeito é misturá-las à de trigo refinada. Pelo menos parte dos benefícios está garantida.

Veja a comparação de 50 gramas das farinhas (o que equivale a ¼ de xícara), de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco e TBCAUSP).

Energia
Farinha de aveia 175 cal
Farinha de trigo 175,5 cal
Farinha de milho 175,5 cal

Carboidratos
Farinha de aveia 33 g
Farinha de trigo 38 g
Farinha de milho 39,6 g

Proteínas
Farinha de aveia 7,5 g
Farinha de trigo 5,8 g
Farinha de milho 3,6 g

Lipídios
Farinha de trigo 0,7 g
Farinha de milho 0,75 g
Farinha de aveia 3,5 g

Fibras
Farinha de aveia 5,1 g
Farinha de milho 2,8 g
Farinha de trigo 1,4 g

Amido resistente
Farinha de milho 1,3 g
Farinha de aveia 0,8 g
Farinha de trigo 0 g

Placar SAÚDE

Trigo 1 x 1 Milho x  4 Aveia