Existe jeito certo de descongelar carne? Saiba a forma mais segura
Processo de descongelamento parece simples, mas pode trazer riscos à saúde se for feito incorretamente. Veja como descongelar em segurança

Dizer que a pressa é inimiga da perfeição não é mero ditado popular quando se trata de descongelar alimentos, especialmente as carnes. O processo pode parecer corriqueiro, mas, dependendo da forma como é feito, pode acarretar em riscos tão graves quanto os de consumir algo mal cozido.
Mesmo quando carnes são bem congeladas, ainda podem conter bactérias que precisam apenas de uma temperatura superior a 5 °C para se proliferar. Ou seja, um descongelamento incorreto pode criar uma janela para que isso ocorra.
Confira essas dicas para fazer o descongelamento em segurança, evitando contaminação e desperdícios.
Como descongelar a carne de forma segura?
A regra mais importante para descongelar carnes com segurança é que este processo deve ser feito dentro da própria geladeira e nunca na temperatura ambiente. Deixar a carne descongelando sobre a bancada, por exemplo, é extremamente perigoso.
A faixa de temperaturas acima de 5 e abaixo de 61 °C constitui a chamada zona de perigo, o clima ideal para a proliferação de bactérias e a contaminação da carne.
Ao descongelar dessa forma, também há a possibilidade de que o exterior do alimento descongele mais rápido do que o centro: enquanto o interior ainda está descongelando, as bactérias podem já ter se multiplicado pela superfície a ponto de a carne não estar mais segura para consumo.
Alguns sinais são o cheiro ruim ou atípico e mudanças de cor da carne, especialmente para o verde ou marrom, mas nem sempre isso acontece.
Outro ponto de atenção é sobre o tempo adequado de consumo. Quando não há informação do fabricante no rótulo dos alimentos, via de regra, qualquer tipo de carne descongelada pode ficar armazenada em boa qualidade por no máximo 3 dias na geladeira. Em outros casos, os rótulos devem indicar em quanto tempo o produto deve ser consumido.
+Leia também: O guia definitivo para congelar alimentos
Como escapar da zona de perigo?
Se deixar a carne descongelando na cozinha é perigoso, então, como fazer do jeito certo? Bem, a dica é evitar a zona de perigo de temperatura e a melhor forma para isso é usar a própria geladeira.
O eletrodoméstico permite descongelar de forma lenta e controlada, conservando o sabor e a textura dos alimentos. Basta mover a carne para a gaveta de carnes ou a parte mais baixa da geladeira. Pequenas porções de carne ou em bife levam aproximadamente 24 horas para descongelar, já outros tamanhos levam cerca de 12 horas por quilo.
A carne deve ser mantida na embalagem em que foi congelada ou, se necessário, em um recipiente adequado para prevenir a contaminação. Descongele apenas a quantidade de alimento que será preparado e mantenha o resto acondicionado, já que não é indicado voltar a congelar os alimentos depois de descongelados.
Para facilitar esse processo, uma prática preventiva pode ser o congelamento de peças pequenas. Assim, fica mais fácil de armazenar e descongelar depois. Quando a carne estiver descongelada, o ideal é preparar e consumir imediatamente, deixando-a sempre separada de outros alimentos cozidos enquanto estiver crua.
Como descongelar a carne rápido
Em relação a outros métodos de descongelamento, existem prós e contras para todos. Descongelar por cozimento é a forma mais rápida, mas só é eficaz quando os pedaços de carne são pequenos.
O mesmo vale para o descongelamento no micro-ondas: há a possibilidade de aquecer o alimento de forma irregular e criar um ambiente favorável para a contaminação, afetando a textura ou até iniciando, de forma não intencional, um processo de cozimento em alguma parte menos congelada ou espessa.
Além da bancada, o pior dos métodos é descongelar a carne diretamente na água corrente, gerando o risco de contaminação cruzada com o que houver no ambiente.