A escarola é uma verdura altamente nutritiva, de fácil cultivo e adaptação na rotina alimentar. A folha faz parte da família das chicórias e endívias e tem o nome científico de Cichorium endivia variedade Latifolia, caracterizada por folhas amplas e lisas com as bordas dentadas.
Comumente utilizada na salada, a planta tem variedades em vários lugares do mundo, como na Europa, na região do Mediterrâneo e na Ásia. Ela é rica em betacaroteno, pigmentos de vegetais de cor verde escura ou amarela precursores da vitamina A, que auxilia na proteção do organismo contra infecções e doenças oculares.
+Leia também: Vitamina A: conheça sua importância para o corpo humano
Quais os outros benefícios da escarola?
Essa verdura também conta com flavonoides e compostos fenólicos nitrogenados, responsáveis por proteger as células da ação de radicais livres e produzir efeitos antioxidantes. Ela também é rica em um composto chamado inulina, que tem efeitos prebióticos e auxilia na microflora intestinal.
Assim como outras hortaliças, a escarola é uma importante fonte de fibras para o organismo e ajuda a produzir a sensação de saciedade por mais tempo, já que demora mais para ser digerida pelo estômago e ser absorvida pelo intestino. Ela possui ao mesmo tempo ferro, essencial para a formação de glóbulos vermelhos no sangue, e vitamina C, que auxilia na absorção deste mineral.
A combinação entre antioxidantes e fibras contribui para a proteção contra o excesso de gordura no sangue e na prevenção de cânceres.
Como armazenar e preparar a escarola?
O ideal é envolvê-las com um papel absorvente e guardar na parte menos fria da geladeira. O recomendado é lavar e desinfetar apenas antes do preparo e consumo para não danificar a hortaliça.
A escarola pode ser consumida crua ou ou cozida. Na salada, vai bem com molhos adocicados, queijos e frutas para contrastar com o seu amargor. Em receitas, o cozimento deve ser rápido para não desidratar excessivamente e deixá-la com um amargor muito acentuado.
Quando refogada, a escarola fica com as folhas macias e pode ser preparada como recheio para panquecas, em molhos ou até pura, com cogumelos e amendoim.