saudeLOGO Created with Sketch.

Conheça o novo isotônico à base de água de coco

Chega ao mercado a primeira bebida esportiva feita com esse ingrediente.

O lançamento, batizado de Ducoco Sport, é 25% composto da água dessa fruta. “Até por isso ele possui mais do que o dobro de potássio em relação às demais marcas”, afirma Roseli Rossi, diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional, que assessora a empresa Ducoco Alimentos e Bebidas.

Em um copo de 200 mililitros, há 65 miligramas do mineral que ajuda a afastar cãibras e regular os batimentos cardíacos. O produto, assim como outros da mesma categoria, também oferece carboidratos, que dão energia ao treino, e sódio, nutriente essencial à contração muscular.

“Mas, que fique claro, não se trata de uma bebida natural. Todo isotônico só deve ser consumido por pessoas que realizam exercícios prolongados ou muito intensos”, pondera Orlando Laitano, fisiologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina, Pernambuco. O ideal é consultar um profissional para ver se você precisa mesmo desse gás extra – e, se sim, em qual quantidade.

E a água de coco de verdade?

Em um estudo publicado recentemente, o fisiologista Orlando Laitano descobriu que praticantes de atividade física se cansavam menos quando tomavam água de coco de caixinha 20 minutos antes de suarem a camisa. “Acredito que o resultado seria similar com a versão natural do líquido”, aposta o pesquisador.