Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Como cultivar cogumelos em casa – e ganhar sabor e saúde na dieta

Com algumas sacadas, dá para fazer sua "horta" de vários cogumelos (shiitake, champignon-de-paris)...

Por Vand Vieira 10 mar 2018, 15h36

Você não precisa sempre comprar cogumelos para tê-los em casa e aproveitar todos os seus benefícios. Até por que convenhamos: eles não são lá muito baratos. A seguir, ensinamos você a cultivar seus próprios fungos comestíveis – já adiantamos que eles são divididos em dois grandes grupos.

  • Decompositores primários

    1. Shiitake e shimeji, entre outros, nascem numa mistura umedecida de madeira, farelo de grãos e bagaços embalada em saco plástico resistente ao calor.

    2. Leve a embalagem com esse mix à panela de pressão por aproximadamente 40 minutos. Isso elimina micróbios que impedem o crescimento dos cogumelos.

    3. Quando esfriar, coloque as “sementes” dos cogumelos e cubra com algodão, que barrará agentes nocivos. Feche com elástico e coloque tudo em uma caixa.

    4. Depois de um mês, abra a caixa, faça furos no saco e deixe em local arejado e com pouca iluminação, umedecendo os substratos por fora ao longo de 15 dias.

    Decompositores secundários

    1. O champignon-de-paris é classificado assim por crescer em esterco e palha em decomposição avançada – também embalados em plástico.

    2. Deixe a embalagem com esse mix exposta ao vapor por quatro horas. Assim, só alguns micro-organismos benéficos para esses cogumelos sobrevivem.

    3. Quando esfriar, coloque as “sementes”, feche com elástico, faça alguns furos e deixe numa caixa afastada da luz. Após 30 dias, cubra a mistura com terra.

    4. Por fim, mantenha a ventilação moderada e a terra úmida com água gelada (ao redor de 15 °C) por pelo menos três ou quatro semanas.

    Continua após a publicidade
    Publicidade