Chá de pimenta-do-reino traz algum benefício à saúde? Entenda
Com promessas que vão do alívio de desconfortos digestivos à indução de um parto, infusão não tem base científica sólida

A pimenta-do-reino ou pimenta preta é uma especiaria famosa na culinária e muito procurada para dar um sabor extra às mais diversas receitas. Cada vez mais, ela também tem ganhado admiradores graças às propriedades benéficas para a saúde atestadas pela ciência.
Em meio a tantas vantagens em potencial, não é de se surpreender que também tenha crescido o interesse no chamado chá de pimenta-do-reino, uma infusão que promete ajudar na digestão, no alívio de dores e até, segundo a sabedoria popular, ajudar a induzir um parto.
Veja o que realmente se sabe a respeito dessas promessas.
Benefícios da pimenta-do-reino
Antes de chegar ao chá, vale conhecer mais sobre a pimenta em si. A pimenta-do-reino preta que consumimos na alimentação vem da espécie Piper nigrum, e efetivamente conta com uma série de vantagens para a saúde.
A principal origem dos benefícios está associada a um composto conhecido como piperina, o “segredo” por trás do potencial antioxidante e anti-inflamatório associado ao uso da pimenta.
Essas características de fato conferem à pimenta-do-reino uma capacidade de auxiliar no combate a algumas dores, contribuir para uma melhor digestão e até mesmo favorecer a saúde de longo prazo. Isso porque alimentos com antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, o que reduz os riscos de desenvolver uma série de problemas crônicos e associados ao envelhecimento.
+Leia também: Os benefícios da pimenta-do-reino
Mas, aqui, é importante fazer uma distinção fundamental: tudo isso se refere à pimenta em si, ingerida na alimentação. Os benefícios associados ao chá são bem menos consolidados e, caso ocorram, tendem a ser muito mais modestos.
O que se sabe sobre o chá
Não há estudos suficientes atestando que as propriedades tipicamente associadas à pimenta-do-reino estejam presentes de forma significativa no chá feito com ela. Do mesmo modo, as evidências não permitem determinar uma dose mais eficaz ou segura para obter os benefícios prometidos.
Em tese, a infusão pode carregar parte das vantagens encontradas na pimenta, mas de uma forma bem menos intensa do que ao comer essa especiaria em uma receita ou misturada a outros temperos. Não quer dizer que os benefícios não estejam presentes, mas que eles podem ser tão discretos no chá que talvez sejam comparáveis a um placebo.
O mesmo vale para a promessa de que esse chá ajudaria a induzir o parto: embora o conhecimento popular sugira que alimentos picantes poderiam colaborar para estimular as contrações uterinas, a ciência não conseguiu encontrar uma conexão tão sólida assim de causa e efeito quando o objetivo é acelerar um nascimento. Quanto ao chá, então, há menos certeza ainda de que funcione para isso.
De todo modo, o chá é considerado geralmente seguro quando tomado com moderação, salvo em casos de alergia ou hipersensibilidade à pimenta-do-reino ou a alguma substância presente nela. Apesar da pimenta ser capaz de ajudar na digestão, algumas pessoas com refluxo e azia podem sentir os sintomas piorarem ao consumir produtos feitos com ela, e também devem evitá-la.
Ele é feito a partir do contato da água fervente com os grãos ou a pimenta moída.