Chá de folha de goiaba: conheça os benefícios da infusão para a saúde
Não é só a fruta da goiabeira que faz bem ao organismo

Além de saborosa, a goiaba reúne diversos nutrientes, como vitamina C e substâncias antioxidantes. O curioso é que até mesmo as folhas da goiabeira podem ser incluídas na dieta, na forma de infusão.
O chá da folha de goiaba é conhecido principalmente por seus efeitos benéficos para o sistema digestivo e suas propriedades antioxidantes.
Confira, a seguir, as principais qualidades e saiba como preparar a bebida.
+ Leia também: Tudo sobre o chá de camomila
Benefícios do chá de folha de goiaba
A infusão preparada a partir das folhas da goiabeira pode aliviar os sintomas de diarreia. Isso acontece devido à presença de compostos como os taninos, que possuem propriedades adstringentes e ajudam a reduzir a frequência de evacuações.
Outro ponto positivo é o fortalecimento do sistema imunológico. Por conter vitamina C e compostos com propriedades antimicrobianas, o chá pode ajudar a proteger contra infecções.
Indícios apontam também que a bebida auxilia no controle do açúcar no sangue. “Algumas pesquisas preliminares sugerem que pode ter efeitos positivos na regulação da glicemia, ajudando a evitar picos de açúcar no sangue”, afirma a médica nutróloga Eline de Almeida Soriano, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Por fim, o chazinho ainda ajuda a cuidar do coração. “Seus antioxidantes, como flavonoides e quercetina, podem contribuir para a redução do estresse oxidativo e, possivelmente, melhorar a saúde cardiovascular”, acrescenta Soriano.
Quem não pode tomar?
Embora seja considerado seguro na maioria dos casos, algumas pessoas devem evitar o chá.
“Gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de consumir, pois faltam evidências conclusivas sobre a segurança nesse período”, orienta a médica.
O cuidado também vale para pessoas com condições gastrointestinais específicas, como a constipação severa. Nesse caso, o efeito adstringente do chá pode piorar o quadro.
“Quem toma medicamentos para controle da pressão arterial ou da glicemia deve consultar um médico, pois o chá pode potencializar os efeitos dessas medicações”, pontua.
Como preparar o chá de folha de goiaba
O preparo é simples e pode ser feito com folhas frescas ou secas. Dica: consuma até duas xícaras ao dia.
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 5 a 7 folhas de goiabeira
Modo de preparo:
- Lave bem as folhas
- Ferva a água e adicione as folhas de goiaba
- Desligue o fogo e tampe, deixando em infusão por 10 a 15 minutos
- Coe e consuma morno ou frio.
O chá também traz benefícios aos cabelos
O chá da folha de goiaba possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas que podem ajudar a reduzir inflamações no couro cabeludo, prevenir infecções e estimular o crescimento saudável dos fios.
“O chá, quando aplicado no couro cabeludo, pode ajudar a fortalecer os folículos capilares, reduzindo a queda e estimulando a irrigação sanguínea local, que contribui para fios mais fortes e saudáveis. Com ação adstringente, controla a oleosidade excessiva, um fator que pode levar a problemas como caspa e enfraquecimento capilar”, resume Soriano.
Como preparar o chá de folha de goiaba para usar no cabelo?
Esse tratamento pode ser feito uma a duas vezes por semana. Veja como fazer:
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 5 folhas frescas de goiabeira
Modo de preparo e aplicação:
- Lave bem as folhas
- Ferva a água e adicione as folhas. Deixe ferver por 10 minutos
- Desligue o fogo, tampe e deixe esfriar
- Coe o líquido e coloque em um borrifador
- Aplique diretamente no couro cabeludo, massageando suavemente
- Deixe agir por 20 a 30 minutos antes de enxaguar com água morna