Além da xícara bonita: o que esse chá colorido pode fazer por você
Saborosa e versátil, bebida conta com vantagens interessantes, ainda que não se equiparem à fruta que a origina
O morango é uma infrutescência (a rigor, a verdadeira fruta são suas “sementinhas”) que nasce de uma planta rasteira, capaz de ser aproveitada em sua totalidade. Conhecido por seus benefícios à saúde, ele também se destaca pelo uso amplo de suas partes: raiz, folha, flor e frutos, têm propriedades consagradas como medicinais na cultura popular.
O chá de morango, por sua vez, é reconhecido pelo sabor acentuado e a coloração vermelha, sendo utilizado para o consumo direto da bebida ou em receitas de doces, drinks e outros. Confira as suas propriedades e como aproveitá-las.
Benefícios do chá de morango
Entre os compostos encontrados no morango, destacam-se as vitaminas do complexo B e C, potássio e magnésio. Além delas, o vegetal é rico em flavonoides, elagitaninos e antocianinas. Este último é o que confere-lhe a cor vermelha e cujos níveis vão aumentando conforme o morango amadurece.
Estudos sobre as folhas do morango indicam que elas também apresentam boas doses de antioxidantes, flavonoides, taninos e compostos fenólicos. Essa combinação de propriedades auxilia na proteção das células contra radicais livres, controle da pressão arterial e fortalecimento da imunidade do organismo.
+Leia também: Frutas vermelhas são um tesouro para a saúde
Portanto, para o preparo do chá, o próprio morango pode ser utilizado, bem como as suas folhas. Pesquisadores egípcios testaram a diferença entre os métodos de preparo e concluíram que a melhor forma de aproveitar as propriedades das folhas do morango é através da decocção, na qual a planta é fervida junto com a água.
Em relação ao próprio vegetal, existem poucos estudos dedicados a entender o efeito do chá da fruta na saúde humana. Por isso, se o objetivo é aproveitar os benefícios da frutinha, ainda é mais garantido o consumo do morango in natura mesmo. O ideal é adquirir durante a estação de colheita que vai de abril a outubro em regiões quentes, podendo estender-se até dezembro, em regiões mais frias.
Os melhores morangos são aqueles que estão completamente em vermelho vivo, sem “machucados”. Priorize os produtos orgânicos ou agroecológicos, pois o morango é uma das culturas brasileiras que mais utiliza agrotóxicos no plantio.
Cuidados com o chá de morango
O chá de morango é seguro para a maioria das pessoas e, quando feito com a própria fruta, também pode ser uma opção para grávidas, que convivem com uma série de restrições quando o assunto são chás.
Ainda assim, ele também possui algumas contraindicações conhecidas. Indivíduos com hipersensibilidade, alérgicos ao morango, antocianinas ou a pólen devem evitar o chá.
Outros grupos que devem evitar a bebida são os pacientes que utilizam anticoagulantes orais, que têm predisposição a cálculos renais ou problemas nos rins.
Excesso de magnésio: entenda quadro de Isabel Veloso, que está na UTI
Eutanásia em animais: quando é necessária e como é feita
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
Lava-roupas da marca Ypê são recolhidos por contaminação com bactéria; veja os lotes
Tirzepatida: como saber se é falsa e como não cair em ciladas







