Benefícios do chá de cravo para a saúde
Infusão tem propriedades antioxidantes e outros benefícios
O uso medicinal da Syzygium aromaticum, também conhecido como cravo-da-Índia ou cravinho, é antigo. Há registros de seu consumo em 3.500 a.C. Com uso tanto na medicina chinesa quanto na ayurveda, terapia alternativa surgida na Índia, se engana quem acha que o cravo é nativo de algum desses lugares.
Apesar do nome, ele surgiu nas Ilhas Molucas, na Indonésia. A parte da planta que é utilizado como remédio alternativo e na culinária é o botão da flor seca, que, pela semelhança, também rendeu a especiaria a outra metade do nome: cravo vem do termo francês clou, que significa “prego”.
+Leia também: Benefícios e modos de usar o cravo
Quais são os benefícios do chá de cravo?
O cravinho tem diversos nutrientes, como eugenol, acetato de eugenol, ácido gálico, vitamina A (retinol) e vitamina E (tocoferol), que também ficam presentes tanto nas infusões quanto no uso do cravo como tempero.
Essas substâncias trazem benefícios como:
1. Efeito antioxidante
O eugenol é um agente antioxidante potente, já que combate os radicais livres, que são compostos que causam envelhecimento celular precoce. A infusão de cravo-da-Índia auxilia esse estresse oxidativo e contribuem na prevenção do desenvolvimento de algumas doenças crônicas.
2. Combate invasores
Estudos indicam que a presença de ácido gálico, ácido oleanólico e eugenol fazem com que o chá de cravinho reduza a taxa reprodutiva e contenha os efeitos nocivos de bactérias e fungos.
3. Reduzir o mau-hálito
O nome científico Syzygium aromaticum não vem à toa. O chá de cravo também tem propriedades anti-inflamatórias e aromáticas, o que pode amenizar a halitose que surge em quadros infecciosos.
Vale lembrar que ele não substitui uma consulta médica e o uso de antibióticos para combater a raiz da infecção. E que os efeitos benéficos na prevenção de doenças só são um reforço de um estilo de vida saudável. Sem isso, não dá para esperar benefícios.
E o óleo essencial de cravo?
O eugenol (de novo ele) tem potencial como repelente, já que o composto ameniza o cheiro natural da pele humana, fazendo com que mosquitos e moscas não fiquem tão atraídos.
Não necessariamente na forma de chá, mas o uso medicamentoso de cravo-da-Índia tem sido objeto de vários estudos promissores.
Como consumir chá de cravo?
Caso deseje tomar chá de cravo-da-Índia puro, adicione 1 colher de sopa cheia de cravos secos em meio litro de água e coloque para esquentar.
Após a água ferver, mantenha no fogo por cerca de 5 minutos. Depois de retirar do fogo, deixe a infusão descansando e coberta por 10 minutos antes de consumir. O sabor é doce e levemente picante.
É comum que o cravo seja utilizado como incremento em outros chás tradicionais, como maçã ou pêssego.
Quem não pode tomar chá de cravo?
Antes de introduzir na sua rotina, recomenda-se uma consulta médica para validar o uso do chá de cravo-da-Índia, mesmo que coadjuvante, em alguma dieta.
O cravinho pode causar reações antiestrogênicas, o que faz a infusão e outros produtos derivados não serem recomendados para grávidas, lactantes e crianças com menos de 6 anos, além de pessoas que estejam tentando engravidar.
Pelos efeitos no fígado e nos rins ainda estarem sendo mapeados, o consumo do chá também não é recomendado para pessoas com problemas hepáticos, biliares ou renais.