Banana-da-terra: rica em sabor e vantagens para a saúde
Popular em preparos culinários, a banana-da-terra merece destaque não só pelo sabor, mas também pela quantidade de nutrientes benefícios à saúde
Muito popular no prato dos brasileiros, a banana-da-terra tem origem na África, mas é cultivada há séculos em terras brasileiras. Ela também é conhecida como plátano e é plantada principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Menos doce e mais consistente que outros tipos de banana, a banana-da-terra tem também mais carboidratos do que suas “parentes”. Embora as bananeiras sejam similares, a banana-da-terra é uma fruta mais robusta do que as demais.
É mais comum encontrá-la frita, assada ou cozida do que consumida in natura, mas qualquer que seja a forma de preparação, a banana-da-terra garante uma boa dose de nutrientes e é capaz de trazer vários benefícios à saúde.
Conheça os benefícios da banana-da-terra para a saúde
Seja banana-da-terra, banana prata ou outro tipo: um dos destaques dessa fruta é o alto teor de potássio. O nutriente ajuda a manter a pressão arterial sob controle e atua na recuperação muscular. De quebra, ainda tem efeitos benéficos no combate à diabetes e à osteoporose.
Outros nutrientes presentes na banana-da-terra são fibras e minerais, como vitaminas A, B e C. Fósforo, cálcio, magnésio e ferro também são encontrados na fruta.
Assim como outras frutas e legumes, a banana-da-terra é uma boa fonte de energia. Ela é rica em carboidratos e tem um valor calórico maior do que os demais tipos de banana. Ao mesmo tempo, os níveis de lipídios – ou seja, gorduras – são baixos.
Um dos principais usos da banana-da-terra na medicina tradicional é o tratamento de úlceras. Estudos conduzidos em ratos reforçam esse potencial benefício: o extrato aquoso da planta ajudou a melhorar a condição nos camundongos. Além disso, por conta da atividade antioxidante dos compostos da fruta, os extratos também tiveram efeitos promotores de cicatrização em ferimentos cutâneos.
Outra vantagem demonstrada nesse tipo de estudos diz respeito à diabetes – o extrato da flor da banana-da-terra ajudou ratos diabéticos a melhorarem a tolerância à glicose. Entretanto, esse tipo de achado em laboratório não pode ser extrapolado para humanos por enquanto.
Como planta medicinal, as folhas e flores da bananeira servem para aplacar diarreias e para tratar casos de cálculos renais. Embora existam estudos em humanos avaliando a ação dos compostos da bananeira frente a essas duas condições, as pesquisas incluíram poucos participantes e não foram expandidas.
+Leia também: Frutas vermelhas são um tesouro para a saúde
Pode comer banana-da-terra crua?
Poder, pode. A banana-da-terra não é tóxica ao organismo quando ingerida in natura, mas pode causar algum mal-estar. Isso porque enquanto outros tipos de banana convertem o amido em outros açúcares, a banana-da-terra se mantém rica em amido ao longo do processo de amadurecimento.
Por conta disso, o índice glicêmico da banana-da-terra é maior e ela contém mais calorias do que as demais qualidades da fruta.
Assim, a ingestão de quantidades elevadas da fruta crua pode causar dor de cabeça ou desconforto intestinal. Devido a esse fator, a banana-da-terra se popularizou como ingrediente de pratos quentes.
Inclua a banana-da-terra no prato
Versátil, a fruta pode integrar a mesa do café da manhã até o jantar. Quando cozida e processada, a banana-da-terra torna-se biomassa: o alimento serve para confecção de bolos, pizzas e massas, funcionando como uma espécie de enriquecedora dos preparos. No formato de farinha, a banana-da-terra é uma aliada dos celíacos, já que serve como substituta para a farinha de trigo.
Além de pratos doces como bolos e sobremesas, a banana-da-terra pode estrelar receitas como nhoque, escondidinho, farofa, moqueca ou purê.