6 maneiras para deixar a cozinha segura para as crianças
Como fazer com que o ambiente seja convidativo e seguro para os miniassistentes
Quer ver seu filho experimentando novos alimentos e comendo melhor? Incentive-o a colocar a mão na massa. As tarefas evoluem com o crescimento do pimpolho e seguem algumas regras para evitar acidentes. Confira:
Facas
As sem ponta estão autorizadas – sempre com supervisão. Todas as lâminas devem ser guardadas longe do alcance das mãozinhas.
Fogão
Alerte desde cedo para o risco de acidentes e não dexe a criança se aproximar sozinha. Mas mostre como o alimento se transforma ali.
Banquinhos
Eles facilitam atividades em bancadas e pias. Se for o caso, podem ser substituídos por mesas baixas para criar novas e acessíveis estações de trabalho.
Companhia
Embora estimular a autonomia seja um mandamento da culinária infantil, todas as tarefas merecem ser acompanhadas por um adulto.
Uniforme
Avental e luvas do tamanho certo ambientam o mestre-cuca. Porém, o mais importante mesmo é prender os cabelos e lavar bem as mãos.
Potes e tigelas
Para evitar acidentes, esqueça materiais como vidro e cerâmica. Os utensílios mais seguros são os feitos de silicone, plástico e aço inoxidável.