As fibras são fundamentais para uma dieta saudável e equilibrada, aparecendo como estrelas quando o assunto é favorecer o funcionamento do intestino, propiciar saciedade e atuar no controle glicêmico, entre outros benefícios.
Obter a quantidade adequada de fibras na dieta passa sobretudo pela alimentação, e o Ministério da Saúde indica um consumo de 25 a 30 gramas diários para um adulto saudável.
Leguminosas, cereais e vegetais são ricos em fibras solúveis, enquanto as insolúveis aparecem mais em grãos integrais, mas também em frutas e vegetais.
Confira alguns alimentos ricos nesse tipo de nutriente.
+Leia também: Como alcançar a meta diária de fibras na alimentação?
1. Frutas
As frutas em geral são excelentes fontes de fibras solúveis, que ajudam na sensação de saciedade e no controle glicêmico. Priorize aquelas que dá para comer com casca, como maçã e pêra. Mas todas as frutas ajudam de alguma forma, da banana à uva, até mesmo a versão em passa.
2. Sementes
Uma boa opção para inserir na dieta misturadas a pães, saladas, iogurtes ou até no cereal matinal, são as sementes como linhaça, gergelim ou chia. Elas também ajudam a alcançar a quantidade de fibras indicada no dia a dia.
+Leia também: Compare: chia e linhaça
3. Grãos integrais
Grãos e cereais integrais são aliados na busca por bombar sua ingestão de fibras insolúveis, boas reguladoras do intestino. Como eles são usados na preparação de outros alimentos — como pães e biscoitos — é possível inseri-los na dieta sem nem perceber.
Cevada, trigo e aveia podem aparecer nessa lista, e vale conferir se um produto industrializado que leva farinha ou farelo de algum desses produtos é considerado integral.
4. Leguminosas
A lista inclui feijões, lentilha, soja e grão-de-bico. Também fontes de fibras solúveis, eles devem ser inseridos em ao menos uma refeição do dia para garantir o máximo de benefícios.
+Leia também: Feijão engorda ou ajuda a combater a obesidade? Saiba o que diz a ciência
5. Vegetais
Aqui, entram as folhas verdes como alface, rúcula, espinafre e agrião, mas também outros itens que podem ser cozidos, como a batata-doce, o brócolis ou a couve-flor.
Os vegetais com folhas verde-escuras são boas fontes de fibras insolúveis, e tendem a ser relativamente simples de inserir em uma dieta que inclua uma boa salada em alguma das refeições.