saudeLOGO Created with Sketch.

Substâncias de certos vegetais podem melhorar a memória

Em estudos recentes, elas foram associadas a uma maior eficiência cerebral. E dá para descobrir sua presença pela cor do alimento

Se um vegetal tem uma tonalidade verde-escura (a exemplo do espinafre), alaranjada ou amarelada (como a cenoura e o milho), tem grande chance de conter luteína ou zeaxantina, dois tipos de carotenoide bastante associados à saúde ocular. Mas um novo estudo descobriu que essas substâncias fazem bem até para a cabeça.

Os pesquisadores, da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, pediram para que 43 homens e mulheres, entre 65 e 86 anos, memorizassem e depois se lembrassem de alguns pares de palavras. Enquanto isso, seus cérebros eram analisados por um aparelho de ressonância magnética. Os cientistas também checaram os níveis de luteína e zeaxantina presentes nas retinas dos voluntários.

Leia também: Probióticos podem melhorar a memória de pacientes com Alzheimer

Os resultados apontam que a turma com maiores taxas dessas moléculas sobrecarregavam menos o cérebro para se recordar das palavras. Isto é, os carotenoides podem estar associados a uma melhor eficiência da massa cinzenta. Mas calma: não significa que se entupir de espinafre vai prevenir doenças mentais.

Os cientistas até estão tentando desenvolver estudos nesse sentido, mas ainda não firmaram um elo entre tais componentes e a ausência de males como o Alzheimer. Além disso, pode ser que outro fator escondido na pesquisa em questão tenha provocado a melhora nas funções cognitivas — e não a luteína ou a zeaxantina. De qualquer modo, espera-se que mudanças equilibradas na dieta seriam capazes de turbinar os neurônios.

Leia também: Em apenas duas semanas, frutas e verduras melhoram o bem-estar emocional

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s