Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Catnip: como funciona a “maconha dos gatos”

Preferência da maioria dos felinos, erva provoca resposta animada e promove o bem-estar

Por Maurício Brum
7 fev 2025, 14h00
catnip-maconha-gatos
Após a fase de excitação inicial, catnip promove uma sensação de relaxamento nos felinos (Dino Januarsa/Unsplash)
Continua após publicidade

Quem tem gato já sabe dos poderes do catnip, a erva-dos-gatos, que provoca uma resposta entusiasmada nos felinos. Até mesmo parentes não domesticados – como leões e tigres – podem reagir bem à planta da espécie Nepeta cataria. A reação rendeu inclusive o apelido de “maconha dos gatos”, tamanha a alteração de comportamento que promove em alguns deles.

Em primeiro lugar, é bom deixar claro: o catnip é seguro, não funciona como uma droga no cérebro dos felinos (ou seja, a comparação com a maconha é só uma metáfora, sem uma relação real) e seus efeitos costumam ser bem-vindos.

A erva é uma aliada na busca por criar um ambiente mais confortável e propício ao bem-estar dos pets. Por isso, vale aprender um pouco mais sobre como ela age.

+ Leia também: Como adaptar a casa para a chegada de um novo gato?

Como funciona o catnip?

O segredo do catnip está nas substâncias presentes nas folhas e caule da planta, conhecidas como nepetalactonas. Esses compostos têm a função de protegê-la contra insetos seu óleo inclusive é usado para fazer alguns repelentes). São eles que acabam gerando uma resposta olfativa na maioria dos gatos domésticos e em seus parentes do mundo selvagem.

Quando um felino tem os genes que respondem positivamente às nepetalactonas, áreas do cérebro associadas ao bem-estar são ativadas. Normalmente, a resposta começa com um estado de aparente euforia e excitação, seguido de um momento de grande relaxamento.

Continua após a publicidade

Enquanto durar a fase ativa diante do catnip, gatos podem ter diferentes reações: rolar pelo chão, se esfregar na erva, cheirá-la insistentemente ou até tentar comê-la (é importante frisar que não há problema em ingerir o catnip). O efeito costuma ser rápido, e em torno de 10 a 20 minutos após a exposição o gato “volta ao normal”, já que acaba ficando dessensibilizado ao cheiro.

Quando usar catnip

Um dos usos básicos da erva é ajudar o gato a se sentir bem. O recurso é bem-vindo quando o pet está em ambientes diferentes ou após uma situação estressante. Mas não é a única maneira de tirar proveito do catnip!

O produto também pode ajudar seu amigo felino a gastar suas energias ao longo do dia, e há brinquedos recheados com a erva para incentivar esse processo. Quando o bichano estiver entediado, colocá-lo diante de algo contendo a planta pode ser uma boa pedida para ajudá-lo a se divertir.

Continua após a publicidade

Ela também é uma aliada na tentativa de “treinar” o bicho a abandonar hábitos indesejados. Por exemplo, se você está tentando fazer controlar a destruição de um sofá com as unhas, esfregar um pouco de catnip no arranhador “adequado” pode acostumá-lo a procurar aquele lugar antes.

Meu cato não dá bola pro catnip. É normal?

Sim! Embora a erva funcione para a maioria dos felinos, a típica resposta tem origens genéticas – e nem todos os gatos nascem com essa preferência.

Embora não haja um número exato, algumas estimativas apontam que entre 20 e 30% dos gatos são indiferentes ao composto. Não é motivo para se preocupar, e sim um empurrão a mais para procurar outras maneiras de entreter seu amigo peludo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.