Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Acne felina: o que é e como tratar

Pequenos pontinhos pretos na região da boca e queixo são sinais da encrenca, que deve ser prevenida com escovação e bons hábitos de higiene

Por Sílvia Lisboa
28 abr 2024, 09h27

Como os humanos, os felinos também têm acne. Neles, os cravos, que podem encravar e gerar pus, são os mais comuns. Surgem ao redor da boca e no queixo com pequenos pontinhos pretos que parecem uma sujeirinha. Mas cuidado: acne felina requer tratamento para não causar infecções e inflamações.

Quando provoca sintomas além dos estéticos, a acne felina causa coceira e pode provocar dor nos gatos. Ela é causada pelo entupimento dos poros devido ao acúmulo de sebo na pele. O sebo é uma proteção natural da pele, que evita a perda de água e o ressecamento. Quando em excesso, porém, pode gerar os cravos.

Se não tratada, a acne pode levar à perda de pelos na região e agravar com a formação de pústulas e o aparecimento da dor.

Quais são as causas da acne felina

Alguns gatinhos podem ter predisposição genética para a acne, o que requer atenção constante. O estresse, dieta inadequada e falta de higiene também podem causar a encrenca.

Continua após a publicidade

+Leia também: Como adaptar a casa para a chegada de um novo gato?

Os veterinários alertam que comedouros de plásticos são contra-indicados porque facilitam o acúmulo de bactérias e são mais difíceis de limpar. O ideal são os potinhos de porcelana ou inox para água e ração. Lave-os com frequência.

Tratamento para a acne felina

Como os pontinhos ficam entre os pelos, os tutores podem ter dificuldade de identificar a acne. O tratamento é feito com higiene no local (passando suavemente um algodão ou gaze com água morna), pomadas tópicas e, às vezes, troca de ração. Caso perceba que os pontinhos estão inflamando ou causando dor, leve seu gatinho ao veterinário imediatamente.

Continua após a publicidade

Dependendo da gravidade, pode ser indicado antibióticos para controle da infecção secundária. A acne pode gerar a foliculite e furunculose, quando o quadro se agrava.

A higiene requer escovação constante dos pelos para que o excesso de sebo não cause a obstrução dos poros. Em gatos mais peludos, essa escovação deve ser diária. A escovação de dentes também é indicada para evitar que a proliferação de microrganismos não deixe os gatinhos em paz.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.