Navegação de pacientes com câncer no SUS
Estudo ganhador da categoria Medicina Social, do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas, comprova benefícios dessa estratégia frente ao diagnóstico dessa doença
Neste infográfico animado, você conhece o ganhador do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica, na categoria Medicina Social. O tema: a navegação de pacientes com câncer no SUS.
Seis em cada dez pacientes oncológicos no Brasil precisam passar por sessões de radioterapia. Entretanto, são diversos os obstáculos enfrentados para o acesso a essa abordagem, entre elas déficit de aparelhos, máquinas obsoletas e limitação de equipe.
Para piorar, a falta de informação aos pacientes compromete a celeridade e a regularidade no tratamento. Pensando em otimizar os recursos disponíveis, especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram um estudo a fim de avaliar a chamada “navegação de pacientes” como uma ferramenta para melhorar o tempo de início e conclusão de radioterapia.
+Veja também: Uma cabine high-tech que investiga o câncer de pele
Com a colaboração de um estudante de psicologia como navegador, o programa consistiu em acompanhar todo o percurso do paciente, acolhendo, ajudando a marcar consultas, checando a adesão às sessões e fazendo a ponte com os especialistas.
Ao fim de 18 meses, o programa não só apontou as lacunas que dificultam a rotina de cuidados, como reduziu o tempo médio entre diagnóstico e início da radioterapia e aumentou a proporção de pacientes que começaram o tratamento em até 60 dias.
Os resultados positivos do projeto sugerem que a expansão da estratégia pode facilitar a jornada de quem depende do SUS para se tratar.