saudeLOGO Created with Sketch.

O diabetes é mais sério do que você imagina – podcast Detetives da SAÚDE

Embora não apresente sintomas claros, o diabetes é uma das principais causas de morte e, se descontrolado, arrasa o bem-estar. Mas dá para conviver com ele

O diabetes é uma doença que o brasileiro não leva muito a sério. Em uma pesquisa feita pela SAÚDE, ela foi considerada menos grave do que várias outras. E a ausência de sintomas claros é parte da razão disso. Por que se cuidar de um problema que aparentemente não provoca nada? Este episódio do podcast Detetives da SAÚDE vai responder isso para você (dá para ouvi-lo logo abaixo).

Além de ser uma das enfermidades que mais provoca mortes no Brasil (principalmente por danos no coração), o diabetes causa perda de visão, amputações, questões de pele, insuficiência renal… Quem traz o cenário completo do excesso constante de açúcar no sangue é o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Por outro lado, ao controlar o problema desde cedo, todas as suas consequências são afastadas. Couri garante que um estilo de vida balanceado (sem radicalismos!), associado a uma boa adesão ao tratamento, trarão longevidade com qualidade de vida ao paciente.

No episódio, ainda vamos abordar os exames que detectam a doença, o tal pré-diabetes, as notícias falsas sobre o tratamento e por aí vai.

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambiente? Clique aqui.

Se quiser, escute pelo Spotify:

 

Pelo Youtube:

 

Ou pelo nosso site mesmo:

Veja também