saudeLOGO Created with Sketch.

Deu branco? Quando esquecimento é sinal de problema – Detetives da SAÚDE

Às vezes é só um lapso. Mas, às vezes, o sintoma antecipa o Alzheimer. Conheça os meandros da memória no nosso podcast e aprenda a turbiná-la

Quem nunca contou a mesma história mais de uma vez ou esqueceu de um compromisso importante? A questão é identificar quando esses lapsos da memória viram uma preocupação. Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE (que você pode ouvir logo abaixo), diferenciamos o esquecimento normal do Alzheimer e de outras demências. E ainda falamos se dá para turbinar a memória!

O protagonista desta conversa é Paulo Bertolucci, neurologista da Universidade Federal de São Paulo. E o primeiro recado dele é: não confunda falta de memória com desatenção! Se você está com um olho no peixe e outro no gato, é provável que não se recorde mesmo de nenhuma das coisas. Além disso, o uso de drogas e até a depressão podem comprometer a memória.

Ao longo do bate-papo, você entenderá por que a gente guarda melhor as lembranças a respeito de tragédias ou sobre os assuntos que mais gostamos. E vai ver até como os jornalistas da SAÚDE fazem para lembrar seus compromissos e reportagens do passado. Tem desabafo no ar!

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube…

No Spotify:

No Youtube:

E no nosso site, claro: