Deu branco? Quando esquecimento é sinal de problema – Detetives da SAÚDE
Às vezes é só um lapso. Mas, às vezes, o sintoma antecipa o Alzheimer. Conheça os meandros da memória no nosso podcast e aprenda a turbiná-la
Quem nunca contou a mesma história mais de uma vez ou esqueceu de um compromisso importante? A questão é identificar quando esses lapsos da memória viram uma preocupação. Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE (que você pode ouvir logo abaixo), diferenciamos o esquecimento normal do Alzheimer e de outras demências. E ainda falamos se dá para turbinar a memória!
O protagonista desta conversa é Paulo Bertolucci, neurologista da Universidade Federal de São Paulo. E o primeiro recado dele é: não confunda falta de memória com desatenção! Se você está com um olho no peixe e outro no gato, é provável que não se recorde mesmo de nenhuma das coisas. Além disso, o uso de drogas e até a depressão podem comprometer a memória.
Ao longo do bate-papo, você entenderá por que a gente guarda melhor as lembranças a respeito de tragédias ou sobre os assuntos que mais gostamos. E vai ver até como os jornalistas da SAÚDE fazem para lembrar seus compromissos e reportagens do passado. Tem desabafo no ar!
Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube…
No Spotify:
No Youtube:
E no nosso site, claro: