Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Como nasce uma pandemia – podcast

Antes de afetar tantas pessoas e causar tantas mortes no mundo, um agente infeccioso como o coronavírus passa por tremendas provações (e mutações)

Por Da Redação - Atualizado em 16 abr 2020, 10h26 - Publicado em 16 abr 2020, 07h31

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) oferece uma oportunidade única de entender como nasce e se desenvolve uma pandemia. Acima de tudo, ele testa nossa habilidade de conter o avanço de diferentes agentes infecciosos. Esse é o tema deste episódio do podcast Detetives da SAÚDE.

Nosso convidado mais do que especial é o virologista Paulo Eduardo Brandão, da Universidade de São Paulo. Graduado em medicina veterinária, ele mostra como os animais silvestres são importantes no desenvolvimento de boa parte dos vírus capazes de deflagrar uma pandemia como a atual. “O contato com espécies promovido pela destruição ambiental muda a ecologia de doenças”, destaca o especialista.

Ao longo do programa, Brandão recupera a história de outros surtos para ilustrar o que o coronavírus tem de diferente. E o que a sociedade como um todo deve considerar para amenizar os estragos de um próximo ataque viral dessas proporções. “Eu acho que coronavírus é só um teste para uma pandemia muito maior que deve vir no futuro”, diz.

Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Continua após a publicidade

Se preferir, escute pelo Spotify diretamente por aqui:

 

Ou pelo Youtube:

 

Publicidade