Um dos conceitos mais subjetivos que existem é felicidade, mas o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021), nascido na atual Croácia e radicado nos Estados Unidos, foi pioneiro em investigar e sistematizar cientificamente o que leva e está por trás dessa sensação que buscamos dia após dia.
Anos de pesquisas na Universidade de Chicago, nos EUA, o levaram a criar alguns pressupostos e a teoria do flow. Traduzindo literalmente do inglês, flow é fluxo, mas a ideia aqui remete a imergir numa atividade estimulante, desafiadora e de certo modo prazerosa, esquecendo o mundo à nossa volta.
Esse tipo de comportamento, nomeou e descobriu o professor, é um dos pilares cultivados por indivíduos que se consideram realmente felizes. E, tantas vezes, encontra-se na intersecção entre trabalho e vida pessoal.
Recorrendo a estudos com a sua metodologia e resumindo o que julga fundamental para alcançar o bem-estar, Csikszentmihalyi legou um roteiro para sermos mais felizes em Flow — Guia Prático (Objetiva), agora nas livrarias brasileiras.
Flow — Guia Prático
Autor: Mihaly Csikszentmihalyi
Tradutores: Roberta Clapp e Bruno Fiuza
Editora: Objetiva
Páginas: 160
+ LEIA TAMBÉM: Livro esmiúça como mudou (e ainda vai mudar) nossa relação com o trabalho
Sensação de plenitude
Hábitos e comportamentos associados a um dia a dia mais feliz
Foco e meta
Segundo os trabalhos de Csikszentmihalyi, as pessoas mais felizes dedicam atenção ao que fazem e costumam estabelecer um balanço de metas a cumprir — sim, a gestão do tempo é ponto crucial.
Propósito
No trabalho, não é só o salário ou o cargo que importam. A finalidade e o impacto do que a gente faz no mundo e nos outros contribuem diretamente para a sensação de satisfação pessoal.
Relacionamentos
O contexto social e familiar influencia a percepção e o alcance da felicidade. Mas também podemos fazer coisas maravilhosas sozinhos. Um equilíbrio entre introversão e interação é bem-vindo.
Lazer ativo
Passar horas vendo TV (ou navegando nas redes sociais pelo celular) ou ler um bom livro? O psicólogo prescreve a segunda opção. O lazer ativo proporciona muito mais sensação de plenitude.
Desafio
Seja no trabalho, seja na vida pessoal, defrontar-se com novidades e desafios propicia os momentos de concentração e recompensa do flow, integrando o pacote da felicidade.