Sem promessas vazias: como cumprir as metas do ano
Em 2024, brasileiros anseiam por hábitos mais equilibrados e menos distração em telas
Dedicar mais tempo e atenção aos cuidados com a saúde física e mental é a prioridade de boa parte da população para este ano. É o que retrata um levantamento realizado pela VTrends, hub de pesquisas da Vivo, que ouviu 300 adultos de todas as regiões do país.
Segundo a pesquisa, a virada de ano foi otimista: 74% dos entrevistados confiam que 2024 será melhor que 2023. Outros 18% acreditam que dará na mesma, e apenas 8% preveem piora.
Tanto o excesso quanto a falta de confiança, porém, podem comprometer o cumprimento das metas criadas. “É preciso estabelecer objetivos adequados à realidade de cada um”, orienta Thaís Gameiro, especialista em neurociência comportamental da consultoria Nêmesis, que não participou da pesquisa.
+ Leia mais: Como cumprir as metas para uma vida mais saudável
Cultivar novos hábitos como ter uma dieta balanceada, fazer atividade física regularmente e ficar menos tempo nas redes sociais são desafios que boa parte da população está disposta a superar este ano, de acordo com o levantamento.
Para ajudar a construir uma rotina mais saudável e consistente, Gameiro compartilha dicas de ouro que podem orientar a jornada por uma vida mais sadia — física e mentalmente.
Como cumprir metas
Pé no chão e flexibilidade fazem a diferença
Organize-se
“Comece por metas mais modestas e organize grandes planos em tarefas menores, que podem ser executadas com mais facilidade”, sugere Thaís.
Perceba o essencial
O autoconhecimento é necessário para discernir o que vale a pena o esforço e o que realmente faz sentido. Evite influências e comparações desnecessárias.
+ Leia também: Quando começa o seu ano? Como se planejar para aliviar a mente e ter saúde
Valorize o trajeto
Focar apenas em resultados pode tornar o processo de consolidação de um novo hábito desestimulante. Aprenda com os altos e baixos no caminho.
Faça trocas
Para firmar um novo hábito, é preciso estabelecer prioridades, o que envolve abandonar velhos costumes e práticas que não lhe servem mais.